Não coma em frente à televisão se quer perder peso

Se estiver a ver televisão enquanto lancha, é mais provável que petisque mais no final da tarde. Psicologistas que estudam o apetite, fizeram esta descoberta depois de realizarem uma experiência com 16 estudantes do sexo feminino.

Ver TV aumenta o seu apetite.

A forma como se alimenta, influencia muito a quantidade que come. Comemos mais se estivermos na companhia da família ou com as mesmas pessoas de forma habitual. Comemos menos se estivermos na companhia de uma pessoa de outro sexo, ou se sairmos com alguém que consideramos poder ser um potencial parceiro.

A distracção faz com ingiramos mais comida. Se estiver a ouvir musica ou a ouvir rádio enquanto come, você come mais. Parece que a distracção atrasa o processo de atingir a saciedade no cérebro.

Nada disto é novidade, no entanto, os investigadores britânicos queriam saber qual o efeito de comer em frente à televisão na saciedade após a refeição. Questionaram-se se, esta forma de comer, nos faz ter fome de novo mais rapidamente, e como tal, estimular a petiscar.

Para testar a sua teoria os investigadores deram a 16 mulheres saudáveis com 19 anos, um lanche no laboratório. Por vezes as mulheres comiam sem distracções, outras vezes, viam um DVD do comediante Peter Kay.

Após o lanche – que continha 400 calorias – as mulheres receberam taças com bolachas. Os investigadores registaram a quantidade que essas mulheres comiam. A figura abaixo mostra que as mulheres petiscavam mais após o lanche a verem TV do que o lanche sem TV.

Tabela 1

Ver TV não mudou a forma como as mulheres se sentiam. Uma possível explicação do aumento do consumo de comida, é que, ver TV enfraquece a memória da refeição. Quanto melhor se conseguir recordar do que comeu ao longo do dia, menos probabilidades tem de ter vontade de petiscar.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.