musculação gordura abdominal

A musculação é a chave para controlar a gordura abdominal

Os homens têm tendência a acumular gordura abdominal à medida que envelhecem, sobretudo gordura visceral, que rodeia os órgãos e aumenta o risco de síndrome metabólica (1).

Este é um fenómeno comum, mas é possível prevenir esse aumento da gordura através da prática de exercício, mais precisamente através da combinação de treino de musculação com exercício aeróbico.

Isto de acordo com um estudo realizado por investigadores da Harvard School of Public Health, que verificaram que quando indivíduos saudáveis realizaram vinte minutos de treino de musculação por dia, tiveram um menor aumento da gordura abdominal associado à idade, em comparação com indivíduos que passaram a mesma quantidade de tempo a realizar atividades aeróbicas.

O autor principal do estudo afirmou:

Medir a circunferência da cintura é um melhor indicador de uma composição corporal saudável nos indivíduos adultos e a sua combinação com exercício aeróbico poderia ajudar os adultos com mais idade a diminuir a sua gordura abdominal ao mesmo tempo que aumentam ou mantêm massa muscular.

Mekary e colegas analisaram a atividade física, a circunferência da cintura e o peso corporal de 10,500 homens saudáveis com mais de 40 anos, que participaram no Health Professionals Follow-up Study entre 1996 e 2008.

As suas análises incluíram uma comparação das mudanças do nível de atividade dos participantes ao longo do período de 12 anos para verem quais eram as atividades que tinham um efeito mais pronunciado na cintura dos homens.

Aqueles que aumentaram o período de tempo gasto a realizar treinos de musculação por 20 minutos por dia, ganharam menos tamanho na cintura (-0.67 cm) em comparação com os indivíduos que aumentaram o período de tempo que passavam a realizar exercício cardiovascular (-0.33 cm).

Por outro lado, aqueles que aumentaram o período de tempo dedicado a atividades sedentárias, tais como ver televisão, ganharam a maior quantidade de gordura na cintura.

Frank Hu afirmou:

Este estudo sublinha a importância que o treino de musculação tem na redução da obesidade abdominal, especialmente entre os idosos.

De forma a manter um peso e uma cintura saudável, é necessário incorporar a prática de exercícios com pesos e de exercício cardiovascular.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.