A Melhor Planilha Excel para Dietas

Num artigo anterior apresentamos várias planilhas Excel concebidas para auxiliar na elaboração de planos alimentares. Apesar de serem opções viáveis, não serão as mais indicadas para um uso mais profissional, nem para aqueles que procuram ferramentas de uso mais intuitivo e maior facilidade de uso.

Com o objetivo de dar um passo em frente comparativamente à oferta existente, aventuramo-nos a criar aquela que é, provavelmente, a melhor planilha Excel para conceber planos alimentares.

Se é profissional da área da nutrição e dietética e pretende evitar subscrições a programas pagos, tem aqui uma opção viável, pronta-a-usar e que pode personalizar ao seu gosto.

Estudantes de nutrição e de dietética, esportistas, fisiculturistas e praticantes de musculação amadores também irão encontrar aqui uma ferramenta muito útil para praticar e elaborar dietas orientadas para os seus objetivos.

Planilha Excel para Nutrição

Esta planilha Excel contém:

  • Uma folha Anamnese onde pode inserir os seus dados, ou os dos seus clientes, bem como observações pertinentes.
  • Uma Folha METs onde podemos determinar, de forma rápida, o dispêndio energético derivado da prática desportiva. Basta começar a escrever, selecionar a atividade física pretendida e inserir a hora de início e fim de cada atividade, nos dias em que as executa.
  • A folha Dados que permite definir o objetivo e inserir valores resultantes de avaliações antropométricas, inclusive as efetuadas com um adipómetro ou com um equipamento de bioimpedância. Poderá também selecionar entre várias fórmulas para estimar a % de Massa Gorda, Massa Muscular, e Taxa Metabólica Basal. Poderá também definir o valor energético pretendido e as % de macros para o plano alimentar que irá elaborar.
  • A folha Plano permite facilmente elaborar uma dieta selecionando, de forma rápida, alimentos numa caixa de pesquisa onde são visíveis sugestões que correspondem ao texto que for sendo escrito. Também permite visualizar a informação nutricional relativa ao plano que estamos a elaborar, inclusive o  teor de vitaminas e minerais. Podemos também inserir a data atual de forma automática, o nome, o local e a hora da refeição, etc. Permite ainda combinar alimentos de modo que estes surjam na mesma linha, bastando para isso escrever: “com”, “mais”, “e”, “ou”.
  • Mais à direita, podemos juntar o texto escrito e ocultar as linhas em branco, de forma a otimizar o aspeto estético do plano a imprimir .
  • A folha Alimentos tem uma base de dados com a informação nutricional de mais de 100 alimentos (tabelas INSA, TACO e USDA), e que poderá ampliar de acordo com o pretendido.

Preço: €14,99

Planilha Excel para Nutrição com Imagens

É possível ir mais além dos típicos planos alimentares que apenas contêm texto e incluir também imagens descritivas de alimentos e suas porções/quantidades.

Resumindo, para além das características já referidas na versão acima descrita, esta fantástica planilha Excel permite, de forma fácil e rápida, criar planos alimentares em modo de texto + imagens dos respetivos alimentos.

Desta forma, poderá complementar um plano em texto, com imagens que descrevem as quantidades precisas dos alimentos pretendidos, e que também ajudam a identificar, de forma mais precisa, os alimentos a que nos estamos a referir e suas quantidades.

Este formato visual é ideal para atletas, crianças, idosos e estrangeiros, que não conheçam ainda bem os alimentos deste país.

Como não poderia deixar de ser, nesta caso, terá total liberdade para incluir novos alimentos e suas imagens na base de dados existente.

Preço: €19,99

Nutricionista (CP: 4100N) no Moreirense Futebol Clube. É licenciado em nutrição pela FCNAUP, e é também doutorando em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na mesma faculdade.

Deixe um comentário