Megadose de bicarbonato de sódio ajuda a realizar mais repetições

O bicarbonato de sódio não é um suplemento interessante apenas para os atletas de resistência.

De acordo com cientistas de desporto da Southern Mississipi University, os praticantes de musculação conseguem realizar mais repetições depois de terem ingerido uma dose elevada de bicarbonato de sódio (1).

O bicarbonato de sódio é um composto que está naturalmente presente no nosso sangue, tem um efeito neutralizador. Este efeito ajuda a melhorar a performance quando as células musculares estão sujeitas a uma atividade intensa e a níveis elevados de acidez.

O bicarbonato de sódio pode neutralizar o ácido libertado até um certo ponto, e é portanto um suplemento eficiente para o aumento do rendimento desportivo, especialmente em desportos de resistência.

Uma razão pelo qual nunca se tornou um suplemento muito popular, é devido à dose. É tão elevada que o seu uso frequente conduz frequentemente a problemas estomacais.

Se estiver a pensar em experimentar o bicarbonato de sódio, assegure-se de se informar bem sobre este tema, de forma a saber exatamente o que pode ou não fazer.

Os americanos estavam curiosos em saber se o bicarbonato de sódio também pode ajudar os praticantes de musculação. Vários estudos realizados nos anos 90 sugerem que não (2) (3). Mas os americanos afirmam que os voluntários que participaram nesses estudos tiveram um volume de treino mais reduzido que o praticante de musculação comum.

Para a sua experiência, os investigadores americanos usaram 12 estudantes do sexo masculino, com a idade média de 20 anos, que já praticavam musculação há pelo menos 2 anos.

Megadose de bicarbonato de sódio ajuda a realizar mais repetições
O bicarbonato de sódio poderá permitir a realização de um maior número de repetições durante os treinos de musculação.

Os estudantes tiveram que treinar pernas realizando 4 séries de agachamento, 4 séries de prensa de pernas, e 4 séries de extensões de pernas.

Eles usaram um peso com o qual eram capazes de realizar apenas 10-12 repetições, e descansaram durante 90 segundos entre as suas séries.

Numa ocasião, os estudantes receberam um placebo e noutra ocasião receberam bicarbonato de sódio.

Eles receberam 0,3 gramas de bicarbonato de sódio por kg de peso corporal, por isso, um estudante com 80 kg terá tomado 24 gramas da substância.

Os estudantes dividiram esta dose elevada em 4 separadas, com uma pausa de 10 minutos entre cada uma. Eles engoliram as cápsulas com 1,6 litros de Gatorade e comeram uma fatia de pão para manterem o estômago calmo.

A administração de bicarbonato de sódio teve início 80 minutos antes dos estudantes iniciarem os seus treinos.

A suplementação aumentou o volume de treino do treino completo por um total de 4%. Na tabela abaixo, SQ = Agachamento, LP = Prensa de pernas, KE = Extensões de pernas.

Megadose de bicarbonato de sódio ajuda a realizar mais repetições

Megadose de bicarbonato de sódio ajuda a realizar mais repetições

A tabela abaixo mostra que a suplementação com bicarbonato de sódio faz com que o nível de pH aumente menos – tornando assim o sangue menos acídico.

As moléculas extra de bicarbonato de sódio no sangue neutralizam os átomos de hidrogénio libertadas pelas células musculares no sangue, o que permite que as células possam continuar a contrair-se durante mais tempo.

Os investigadores escreveram:

A administração de bicarbonato de sódio no presente estudo, aumentou de forma significativa o número total de repetições acumuladas durante um regime de treino do tipo hipertrofia para a parte inferior do corpo.

No entanto, eles não sabem se esse volume de treino mais elevado significa que os atletas progrediram mais. É possível que a acidificação, que tem lugar durante o treino de musculação possa na verdade ser essencial para que os progressos possam ocorrer.

Os investigadores também afirmaram:

Para que uma suplementação desta natureza possa ter uma utilização prática para uso no mundo real em combinação com um programa de exercícios de musculação para hipertrofia, a melhoria da performance tem que se traduzir numa melhoria das adaptações ao treino.

Como nunca foram realizadas investigações acerca dos efeitos da administração do bicarbonato de sódio no treino de musculação crónico, estudos futuros deverão examinar o impacto do bicarbonato de sódio nas adaptações ao treino associadas com o exercício para hipertrofia do tipo musculação.

Se está interessado em saber mais acerca deste tema, leia também o artigo: Potenciando a creatina com bicarbonato de sódio.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram