A Magia da Memória Muscular

memória muscularParado há muito tempo? Sem ânimo para voltar a treinar e começar tudo de novo? Não se desespere, esse artigo é pra você.

Todo mundo já passou por isso; você foi viajar, ficou doente, o trabalho apertou, ou você simplesmente ficou preguiçoso. Seja qual for o motivo, todo mundo passa por um momento em que você simplesmente para de treinar. Os seus ganhos que você tanto batalhou para alcançar começam a desaparecer rapidamente e você logo nota isso.

Voltar a treinar fica difícil, pois você já fica desmotivado, pensando no longo tempo que levara para você voltar a ter o físico de antes.

Calma.

Graças a uma das maravilhas do mundo, a memória muscular, você consegue voltar a ter seu físico trabalhado em um tempo recorde. Você conseguira ganhar músculo ou perder gordura em uma velocidade alucinante, maior ainda do que a de quando você começou a treinar…

Mas como a memória muscular funciona?

Para se entender como a memória muscular funciona, primeiro você deve entender como o aumento de massa muscular ocorre na escala celular:

As células musculares são relativamente grandes e diferentemente de demais células, elas tem vários núcleos. Com treinos de musculação essa célula tende a crescer ainda mais e adicionar mais núcleos a seu interior, o que caracteriza como um dos principais motivos para aumento de fibra muscular.

Mas o que acontece quando você para de estimular essas células?

É claro que você começa a notar no espelho logo cedo quando para de treinar. Você se sente mais fraco, pequeno e lembra-se dos bons tempos, apenas semanas atrás. Mas, ao contrário do que muitos acham, você não precisa se preocupar… Tanto.

Quando você para de treinar os núcleos celulares que você adquiriu durante seu tempo de treino não são perdidos. Eles, que tem participação ativa na construção de fibras musculares, continuam no interior de suas células, esperando por um novo estimulo para influenciarem no aumento de massa muscular.

Então o que ocorre dentro do corpo que faz com que a memória muscular de fato funcione?

  1. Músculos são estimulados por meio do treino e rompimento de fibras. Logo, surgem mais núcleos em suas células musculares, que então passam a realizar mais sínteses proteicas que fazem com que novas fibras musculares sejam formadas.
  2. Quando você para de treinar por um tempo considerável, a síntese proteica acaba ficando menor do que a sua degradação, o que faz com que seus músculos atrofiem e diminuam. Contudo, os seus núcleos celulares não desaparecem e continuam presentes em abundancia nas células musculares.
  3. Isso faz com que quando você volte a treinar, você pule a etapa de criar novos núcleos celulares, que agora já existem no seu corpo, e, portanto, você consegue ganhar massa muscular numa velocidade muito maior do que em qualquer outra circunstância.

Portanto, não se preocupe se você ficou um tempo parado, seja qual for o motivo. É claro que quanto maior o tempo parado, maior será o impacto da atrofia muscular, contudo, não se desespere e saiba que a memória muscular vai lhe ajudar e muito.

Antes e depois: à esquerda foto dia 26/02, 18 dias sem treinar. À direita, foto do dia 18/03, após três semanas de treino. Diferenças significativas para esse curto espaço de tempo. Apenas um exemplo de como a memória muscular pode agir.

Max Peters

[expand title=”Referências:”]

Sobre o autor: Max Peters – Atleta a vida inteira, ex-jogador de polo aquático, campeão brasileiro e campeão Pan-Americano Junior, pratica e estuda musculação há 8 anos. | Instagram