7 Livros de Musculação Indispensáveis

Ao longo dos anos temos vindo a publicar centenas de artigos relacionados com musculação, mas para o leitor poderá ser difícil ter acesso a toda a informação que necessita, de forma sintetizada e de leitura fácil, tal como acontece num livro.

Por esse motivo, selecionamos um conjunto dos 7 livros que recomendamos para aqueles que realmente se interessam e que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na área da musculação e culturismo, mais especificamente nutrição e treino.

Bodybuilding: The Complete Contest Preparation Handbook

Se participa ou pretende vir a participar em competições de culturismo, este livro irá assentar-lhe como uma luva e irá guiá-lo ao longo de todo o processo.

Contém 240 páginas de conteúdo altamente informativo relativo a treino, nutrição, planeamento e preparação de refeições. Também inclui fotos que descrevem os tipos de corpo para cada divisão e as poses obrigatórias.

Tendo sido publicado em 2019, o seu conteúdo é atual, e grande parte está baseada na mais recente evidência científica.

O autor principal, Peter J. Fitschen, é culturista natural desde 2014 e tem extensa formação académica na área. É licenciado em bioquímica, é mestre em biologia e doutorado em ciências da nutrição. É também especialista certificado em treino de força e acondicionamento.

O co-autor, Cliff Wilson também é culturista natural e um dos treinadores mais conhecidos do mundo da musculação.

Science and Development of Muscle Hypertrophy

Este livro, completamente baseado na mais recente evidência científica, foca-se naquele que é o principal objetivo dos praticantes de musculação – a hipertrofia muscular.

No seu conteúdo encontramos as respostas e os mecanismos específicos que promovem a hipertrofia muscular e os princípios de treino que devemos aplicar para maximizar a resposta hipertrófica ao exercício resistido.

Inclui um total de 825 referências e está assertivamente escrito de forma a se poder compreender facilmente a ciência da hipertrofia muscular, e como a aplicar aquando da conceção de programas de treino.

O seu autor, Brad Schoenfeld, é um culturista natural que venceu várias competições. É professor universitário de ciência do desporto e é também uma autoridade mundial na área da investigação da hipertrofia muscular, tendo publicado mais de 250 artigos em jornais científicos.

The New Encyclopedia of Modern Bodybuilding – the Bible

Este livro, da autoria do 7 vezes Mr. Olímpia e ator de sucesso, Arnold Schwarzenegger, é um clássico da literatura da musculação e conta-nos a fascinante história e o crescimento do culturismo.

A visão pessoal do próprio Arnold está bem presente em todo o livro, do princípio ao fim. Aqui, Arnold transmite-se os seus conhecimentos de treino para hipertrofiar, fortalecer, esculpir, perder gordura e definir cada grupo muscular de forma a otimizar a sua estética corporal.

Contém ainda informação específica relativa ao treino com pesos, métodos de treino, prevenção e tratamento de lesões, preparação para competições de culturismo, nutrição e até psicologia do desporto.

Em jeito de bónus, o livro também inclui estratégias e táticas para culturistas competitivos, desde a seleção de poses até ao marketing pessoal.

Joe Weider’s Ultimate Bodybuilding

Este é outro livro clássico do mundo da musculação. Joe Weider, o pai do culturismo moderno e o criador do evento Mr. Olímpia, escreveu este livro em conjunto com o escritor Bill Reynolds.

Trata-se um verdadeiro livro de musculação da velha escola no qual Weider descreve tudo o que aprendeu e praticou ao longo dos anos, incluindo treino instintivo, sobrecarga progressiva, sequenciamento de grupos musculares, confusão muscular e superséries.

Foi publicado em 1989 quando Weider tinha 70 anos, e contém uma vida inteira de conhecimento sobre o culturismo, incluindo todos os aspetos do sistema de treino de musculação Weider.

Os seus princípios de treino foram seguidos por um grande número de culturistas de sucesso, incluindo Arnold Schwarzenegger.

É também um dos melhores livros sobre nutrição para musculação. Joe Weider viveu até aos 94 anos e isso poderá dever-se ao fato de ter mantido uma alimentação adequada e um programa de treino resistido intenso.

Strenght Training Anatomy


Este livro é o guia de exercícios de musculação de referência e um livro obrigatório para todos os praticantes de musculação e profissionais envolvidos em treino de força, musculação e acondicionamento físico.

Com ilustrações de Frederic Delavier, licenciado em medicina com especialização em anatomia, este livro conta com a participação de professores universitários de cursos de educação física, musculação, anatomia e morfologia.

Contém ilustrações ricamente desenhadas e detalhadas de 102 exercícios, os quais descrevem claramente a posição inicial e a posição final daquela que é a execução técnica correta de cada exercício e as suas variações mais comuns.

Contém ainda texto que complementa as imagens e descreve os passos a dar para a realização adequada de cada movimento.

Esta obra de arte é especialmente indicada para aqueles que procuram ampliar o seu repertório de exercícios e/ou otimizar os seus resultados com o treino resistido através da otimização da sua técnica de treino.

Bodyweight Strength Training Anatomy


Este é o livro obrigatório para os fãs de exercícios calisténicos, ou seja, executados apenas com o próprio peso corporal como resistência.

Com ilustrações de 156 exercícios, este livro é especialmente útil para aqueles que não têm acesso a um ginásio, ou equipamento de musculação, ou que simplesmente pretendem executar apenas exercícios calisténicos.

No entanto, mesmo aqueles que têm acesso a equipamentos de musculação topo de gama irão encontrar neste livro exercícios ou variações de exercícios que podem usar para adicionar variedade ao seu programa de treino habitual.

O seu autor, Bred Contreras, é especialista em treino de força e acondicionamento, doutorado em ciências do desporto, e autor/co-autor de um número de publicações em jornais académicos.

Target Bodybuilding

Apesar de ter sido publicado em 1999 este livro continua a ser uma autêntica pérola para os mais preciosistas e adeptos da boa técnica de execução dos exercícios, pois permite “ver dentro do músculo” e obter uma representação visual do grau de ativação muscular derivado da execução de um total de 60 exercícios.

Para o efeito, Per. A Tesch efetuou uma série de pesquisas com a Ressonância Magnética Nuclear (RMN), a qual permite, após a execução de um dado exercício, obter uma imagem, que representa um corte transversal de um determinado membro, onde é possível visualizar o grau de ativação de cada músculo individual, dentre os vários grupos musculares desse membro.

Per A. Tesch é professor de Fisiologia no instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia. E é também investigador na área das adaptações do músculo esquelético ao treino resistido, tendo já publicado centenas de artigos em revistas científicas. Foi um dos pioneiros da utilização da RMN como metodologia de avaliação do grau de ativação muscular em exercícios com pesos.

Esta obra sublime apenas peca pela ausência de análises RMN de exercícios para o peitoral, costas, glúteos, deltoides e antebraços.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

1 comentário em “7 Livros de Musculação Indispensáveis”

Deixe um comentário