Ligas elásticas no agachamento prejudicam os joelhos

ligas elásticas joelhosAs ligas elásticas para os joelhos (knee wraps) podem ajudar a levantar cargas mais pesadas no ginásio, mas poderá não ser boa ideia utilizá-las numa base regular.

De acordo com cientistas britânicos de desporto, as ligas elásticas alteram a forma como as pessoas se movem durante um agachamento de uma forma que aumenta as probabilidades de virem a sofrer de lesões.

Se você usar ligas elásticas nos joelhos durante os treinos com pesos, irá conseguir gerar mais força com as pernas. Isso é um facto reconhecido oficialmente desde 1990, mas já há muito tempo que os atletas de força compreenderam que conseguiam realizar agachamentos com mais peso usando este tipo de ligas elásticas. É muito provável que seja a elasticidade do material que ajuda a aumentar a força.

No entanto, pouso se sabia acerca dos efeitos que o uso de elásticos nos joelhos tem no padrão de movimentos do agachamento. Foi por isso que os cientistas de desporto da Universidade de Chichester recrutaram 10 atletas de força experientes do sexo masculino para realizarem agachamentos com os elásticos e sem os elásticos.

Eles descobriram que houve um efeito pronunciado na forma como o movimento é realizado. Durante um agachamento o peso nos seus ombros não faz apenas um movimento vertical, mas também horizontal. Os investigadores observaram que o uso de ligas elásticas reduziu o movimento horizontal de forma considerável.

À medida que o peso descia, a componente horizontal do movimento diminuiu em 39%; à medida que o peso subia, o movimento horizontal diminuiu por uns massivos 99%.

Os investigadores suspeitam que essa redução do movimento horizontal aumenta a fricção na articulação dos joelhos, o que por sua vez poderá conduzir a um maior desgaste das articulações.

Este efeito é reforçado porque as ligas elásticas para os joelhos ajudam os atletas a realizar o movimento de forma mais rápida e com mais peso.

Os investigadores escreveram:

Propomos, portanto, que as ligas elásticas para os joelhos não devem ser usadas durante o processo de aumento de força e condicionamento e que, se um atleta sentir necessidade de suporte adicional para os joelhos, a integridade da articulação deverá ser completamente avaliada e tratada, em vez de depender de ajuda artificial que poderia exacerbar quaisquer problemas subjacentes.

Alguns treinadores como Charles Poliquin concordam com o ponto de vista dos investigadores britânicos. Ele também acredita que os atletas de força que treinam as pernas sempre com ligas elásticas nos joelhos, não desenvolvem os músculos dos quadris o suficiente.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.