A ingestão de proteína durante os treinos melhora a performance

A ingestão de proteína durante os treinos melhora a performance

Parece que o consumo de proteína também pode proporcionar benefícios quando ingerido durante a realização dos treinos.

Dois estudos, um deles realizado em 2003 e outro em 2004, chegaram à conclusão de que o consumo de uma bebida que contenha uma combinação de carboidratos e de proteína aumenta o rendimento desportivo em comparação com uma bebida que contenha apenas carboidratos.

Para além disso, a ingestão de carboidratos com proteína durante os treinos também reduziu o catabolismo muscular, protegendo assim contra os danos musculares provocados pelos treinos.

Ambos os estudos mediram o tempo de exercício até a fadiga em ciclistas treinados, utilizando um estudo com uma estrutura duplo-cego randomizado de medidas repetidas.

Em cada experiência, numa ocasião os voluntários ingeriram uma solução com 7.75% de carboidratos e noutra ocasião ingeriram uma bebida que continha 7.75% de carboidratos mais uns 1.95% adicionais de proteína (cerca de 4 gramas de proteína por cada serviço de 249 gramas).

E os resultados:

  • Os ciclistas correram mais 36 por cento quando ingeriram a solução com carboidratos em comparação com o placebo.
  • E correram 55 por cento mais quando ingeriram a solução com carboidratos + proteína em comparação com placebo, e isso também foi significativamente mais do que quando os ciclistas ingeriram apenas carboidratos.

Os investigadores concluíram:

Uma bebida de carboidratos com proteína adicional produziu melhorias significativas no tempo até à fadiga e reduções dos danos musculares em atletas de resistência (1).

Em resumo, verificou-se que a adição de proteína a um suplemento de carboidratos melhorou a performance do treino de resistência aeróbico acima do que ocorreu com os carboidratos por si só (2).

Referência 1|2

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.