Imagens da cura de cáries dentárias, devido a uma melhoria da dieta

Esta é para os cépticos que andam por aí. Como mencionei num artigo anterior, os Drs. Edward e May Mellanby e Dr. Weston Price afirmaram que sob certas circunstâncias, a cárie dentária pode ser revertida através de uma nutrição adequada.

Aqui estão as imagens tiradas do livro “Nutrition and Disease”, por Dr. Mellanby, demonstrando a re-calcificação dos dentes cariados humanos devido ao crescimento da dentina terciária (anteriormente conhecida como dentina secundária).

Estas são secções (cortes) de dentes que foram tratados com um produto químico que escurece as áreas degradadas. Eles representam quatro dentes em diferentes etapas de reversão da cárie.

Clique na imagem para ampliá-la:

Aqui está o texto que acompanha a figura:

“O endurecimento das áreas com cárie que ocorre nos dentes das crianças alimentadas com dietas de elevado valor de calcificação, indicam a paragem do processo activo e pode resultar na “cura” da zona infectada. Como era de se supor, este fenómeno é acompanhado por uma fixação de uma espessa barreira de dentadura secundária bem formada.

As ilustrações do processo de cura podem ser vistas nas Figs. 21 (b), (c) e (d). Somando esses resultados, ficará claro que as deduções clínicas feitas com base em experiências realizadas em animais éram justificadas, e que agora se sabe como diminuir a propagação da cárie e até mesmo parar o processo activo de cárie em muitos dentes afectados.”

A referência a seguir contém um resumo das experiências do Dr. May Mellanby´s na cura da cárie dentária em crianças através da dieta: Mellanby, M. et al. British Medical Journal. Issue 1, page 507. 1932.

A dieta que eles usaram foi tipicamente uma combinação de alguma fonte de vitamina D (óleo de fígado de bacalhau ou ergosterol irradiado), para além de um consumo liberal de lacticínios gordos , carnes, ovos, legumes, batatas e cereais pobres em ácido fítico como pão branco. No entanto, a versão mais eficaz da sua dieta não inclui cereais.

No livro “Nutrition and Physical Degeneration”, o Dr. Price fornece raios-X que demonstram a re-calcificação de uma boca cheia de cáries, utilizando uma dieta semelhante.

Se este tema lhe interessa, leia também o artigo: “Prevenindo a cárie dentária.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.