Glicose e frutose, A melhor combinação de carboidratos para o desempenho físico

Muitos atletas ingerem um suplemento de carboidratos antes e/ou durante o treino para manterem os níveis de energia e melhorarem o seu desempenho.

Normalmente, o tipo de suplemento de carboidratos irá ser um carbohidrato que é, ou que se degrada em glicose. Um estudo publicado no “Journal of Strength and Conditioning Research” examinou os efeitos da combinação de diferentes tipos de carboidratos ingeridos antes do treino, na percepção de esforço durante a realização de exercícios de força e de resistência.

O que eles verificaram é que na verdade, para a obtenção de mais energia e consequentemente, um melhor desempenho, o mais benéfico é ingerir uma combinação de glicose e frutose, e não apenas glicose.

Foram avaliados 20 indivíduos, todos os homens se encontravam aptos em termos físicos. Os homens foram divididos em quatro grupos. Num grupo tomaram glicose 15 minutos antes de fazerem ciclismo (resistência), noutro tomaram glicose com frutose antes de fazerem ciclismo, noutro grupo, ingeriram glicose antes de realizarem 10 séries de 10 repetições de agachamento (exercício de força), e num outro grupo tomaram glicose com frutose antes da sessão de agachamentos.

Depois das quatro intervenções aleatórias terem sido concluídas, cada um dos voluntários tinha participado em cada um dos grupos uma vez, por isso, cada um dos voluntários teve a oportunidade de experimentar todas as condições.

Antes, durante e após cada sessão de exercícios os investigadores registaram a percepção de esforço e a frequência cardíaca, bem como os níveis de insulina, lactato e adrenalina de cada uma dos voluntários.

Eles descobriram que os grupos que ingeriram a combinação de glicose e frutose tiveram uma menor percepção de esforço durante os dois tipos de exercícios que os grupos que ingeriram apenas glicose. Além disso, os grupos que realizaram exercícios de força e ingeriram glicose com frutose experimentaram um pico mais baixo de açúcar no sangue do que aqueles que apenas ingeriram glicose.

Uma diminuição da percepção de esforço pode levar a um melhor desempenho durante o exercício. Para além disso, o pico mais baixo de açúcar no sangue vivenciadas no grupo de exercício de força com a glicose e a frutose podem indicar que a glicose em combinação com a frutose, fornece energia de forma mais sustentável e prolongada do que apenas a glicose sozinha, mantendo níveis mais estáveis de açúcar, e evitando uma queda de açúcar no sangue durante a realização do treino.

A partir das suas descobertas, os pesquisadores concluíram que para diminuir a fadiga e aumentar o desempenho do exercício, a combinação de glicose e frutose é melhor do que apenas glicose.

Nota: A grande maioria dos frutos contêm doses quase idênticas de glicose e frutose.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.