A forma mais simples de ganhar massa muscular

Em linguagem simples e direta, a forma mais simples de aumentar a massa muscular e consequentemente massa muscular, é focar-se em tornar-se progressivamente mais forte ao longo do tempo.

Sim, é mesmo assim tão simples. Se estiver a tornar-se mais forte, pode ter a certeza de que está no caminho certo.

E quando digo aumentar a força, não me estou a referir necessariamente à quantidade máxima de peso que consegue levantar uma vez.

Afinal de contas, o princípio da sobrecarga progressiva continua a ser o aspeto mais importante para se obter progressos em termos de aumento da força e massa muscular.

Para obter progressos é necessário desafiar continuamente os seus músculos com um pouco mais de peso ou mais repetições por série, mas tentando manter sempre uma boa forma técnica.

Como exemplo, digamos que você começa por levantar 60 kg no supino e realiza 3 séries de 6 repetições.

Todos os meses, você irá adicionar 2kg à barra. Num período de 12 meses, você estará a levantar 82kg. E em resultado disso, o seu peito, deltoides e tríceps terão aumentado de tamanho de forma a acomodar o peso extra.

Isso não significa que não existe uma relação perfeitamente linear entre os ganhos de força e os ganhos de massa muscular. Lá porque já tem o dobro da força na maioria dos exercícios do que quando começou, não quer dizer que também já tenha o dobro da massa muscular. Tal como um aumento do dobro da massa muscular também não significa um aumento igual da força.

Como deveria ser óbvio, todas as tentativas de aumento da força e consequentemente da massa muscular, devem ser sempre acompanhadas por um dieta ligeiramente hipercalórica, que proporcione as quantidades suficientes de nutrientes para nutrir o corpo e suportar a hipertrofia muscular.

Conclusão

Resumindo, se você quer que os seus músculos cresçam, vai ter que os treinar com pesos pesados. Para além disso, obter ganhos de força é uma excelente forma de se manter motivado em relação aos seus objetivos.

Siga também uma dieta com um ligeiro excesso calórico que possa “alimentar” o crescimento muscular extra, que seja abundante em proteína e alimentos não processados, e estará no caminho certo.

Tal como Arnold Schwarzenegger escreveu:

Para ser grande, você tem que se tornar forte.

Os dois estão interligados. Levante pesos pesados, trabalhe duro e o tamanho irá surgir

Tal como a noite segue o dia. Isso funciona!

Nutricionista (CP: 4100N) no Moreirense Futebol Clube. É licenciado em nutrição pela FCNAUP, e é também doutorando em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na mesma faculdade.

Deixe um comentário