Fisiologistas e microbiologistas encontram uma ligação entre o acto de estar sentado e a saúde.

Fisiologistas que analisam a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes, descobriram que o acto de estar sentado, diminuiu a circulação de uma enzima que absorve gordura chamada de lipase. Descobriram que, estar em pé, ativa os músculos e promove a distribuição da lipase, que indica ao corpo para processar gordura e colesterol, independentemente da quantidade de tempo que passa a fazer exercício. Também descobriram que o ato de estar em pé, utiliza glucose e pode desencorajar o desenvolvimento da diabetes.

Neste momento você estará provavelmente sentado. Bem, pela altura que tiver acabado de ler este artigo, é capaz de querer ficar em pé.

Segundo o dr. Marc Hamilton, professor de ciências biomédicas de Universidade de Missouri na Columbia:

O tempo que passamos sentado é prejudicial e a maioria das pessoas não se dão conta disso.

É isso mesmo – o tempo que passa sentado na sua cadeira pode estar a impedir a sua perda de gordura! Mais de 47 milhões de adultos no EUA sofrem da doença metabólica, que causa obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Os investigadores biomédicos afirmam que a razão para o qual muitos de nós sofrem desta condição é porque passamos demasiado tempo sentados!

O dr hamilton explica que:

Os dados existentes provenientes de numerosos estudos estão a começar a mostar que os casos de doenças cardíacas e diabetes e obesidade, duplicam e por vezes triplicam em pessoas que passam muito tempo sentadas.

Um dos motivos para isso acontecer é uma enzima chamada lipase. Quando está ativa, a gordura é absorvida pelos músculos, mas quando nos sentamos, a lipase fica praticamente inativa.

Em vez disso, a gordura re-circula pela corrente sanguínea onde é armazenada como gordura ou pode ir para as artérias e provocar doenças. E não é uma pequena quantidade de gordura. Foram extraídas amostras do plasma da mesma pessoa após ingerir a mesma refeição. Quando estavam sentados, a amostra estava mais espessa, mas quando estavam em pé, a amostra estava limpa.

O dr hamilton afirma também que:

Se pode realizar uma actividade sentado ou em pé. Eu escolheria em pé.  Pode divertir-se tanto a fazer certas actividades estando em pé, como sentado, a ver por exemplo as suas crianças a brincar no parque.

É por esse motivo que trocou a sua cadeira de escritório por uma passadeira fitness. Ainda não está preparado para dar esse passo?

Também pode limitar o tempo que passa sentado, tirando pausas frequentes no trabalho de forma a levantar-se e caminhar um pouco, levantar-se e atender o telefone, ou até ver televisão.

Estar em pé ajuda a diminuir a sua cintura! A pessoa média pode queimar 60 calorias extra por hora apenas por permanecer em pá!

Simplesmente evite a cadeira o mais que possa, essa é uma recomendação simples!

Outro benefício de permanecer em pé – melhora os seus níveis de HDL ou colesterol bom. As pessoas que se sentam reduzem os seus níveis de colesterol bom em 22%.

Fonte: sciencedaily

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.