Fígado – O alimento mais nutritivo

Embora possua um sabor pouco apelativo para a grande maioria das pessoas, o fígado é um alimento extremamente nutritivo e é também provavelmente  o alimento mais subvalorizado dos dias de hoje.

Como se sabe, em termos de nutrição, não devemos ingerir apenas um alimento, pois nenhum proporciona todos os nutrientes de que necessitamos. É portanto necessário ingerir uma certa variedade de alimentos de forma a podermos manter-nos saudável.

Mas se me perguntarem qual é o alimento mais completo e nutritivo que temos ao dispor com relativa facilidade, terei que indicar o fígado como vencedor absoluto. E isso porque o seu perfil nutricional é incrível. Trata-se de um dos alimentos com maior quantidade de vitaminas e minerais.

Para aqueles que não gostam ou não querem ingerir suplementos multivitamínicos de origem sintética, o fígado é uma alternativa e a meu ver, muito melhor que esses suplementos, pois contém vitaminas, minerais e outros co-fatores altamente bio-disponíveis e completamente naturais em forma de alimento.

Veja abaixo o perfil nutricional deste verdadeiro super alimento, por cada 100 gramas o fígado contém:

  • 167 calorias.
  • 0,9 gramas de carboidratos.
  • 6,5 gramas de gordura,
  • 24,5 gramas de proteína de alto valor biológico.
VitaminasMinerais
Vitamina A 13328 UICálcio11 mg
 Retinol 3978Ferro11,6 mg
Alfa-caroteno 11 mcgMagnésio 25 mg
Beta-caroteno30 mcgFósforo405 mg
Beta-criptoxantina11 mcgPotássio 263 mg
Licopeno21 mcgSódio 76 mg
Luteína+Zeaxantina83 mcgZinco 4 mg
Vitamina C27,9 mgCobre 0,5 mg
Vitamina DVariávelManganésio 0,4 mg
Vitamina E (alfa tocoferol)0,8 mgSelénio 82,4 mcg
Vitamina E (gama tocoferol)0,4 mg
Tiamina0,3 mg
Riboflavina2 mg
Niacina11 mg
Vitamina B60,8 mg
Folato578 mcg
 Vitamina B1216,8 mcg
 Ácido Pantoténico6,7 mg
 Colina 290 mg
 Betaína12,8 mg

Devido ao seu elevado teor de ferro, o consumo de fígado é especialmente indicado para as pessoas com deficiência deste mineral. A deficiência de ferro é bastante vulgar e generalizada na população atual, mesmo entre os desportistas e especialmente entre as mulheres.

Outras considerações

Este alimento foi bastante venerado e utilizado pelos culturistas de há várias décadas atrás, inclusive existia um suplemento de fígado dissecado vendido em forma de cápsulas, mas com o passar do tempo foi caindo no esquecimento, até aos dias de hoje em que esse suplemento já praticamente não é vendido.

Nessa época era considerado uma excelente fonte de aminoácidos, de vitaminas e minerais. Sendo a sua proteína contém um elevado valor biológico.

Se pretende obter fígado da melhor qualidade e com o melhor perfil nutricional possível, recomendo-lhe vivamente que procure fígado de animais criados ao ar livre e de acordo com a sua alimentação natural (pastos, etc). Para além disso, dessa forma irá evitar contaminantes e tratamentos químicos a que os animais criados em cativeiro são sujeitos.

Fígado - O alimento mais nutritivo
Apesar de hoje em dia já não ser um suplemento muito popular, ainda existem marcas de suplementos que vendem cápsulas e/ou comprimidos de fígado dissecado.

Conclusão

É cada vez maior o número de estudos que indicam a superioridade dos nutrientes em forma de alimento versus suplementos, como por exemplo vitaminas e minerais presentes nos alimentos versus vitaminas e minerais de origem sintética.

Podendo até dar-se o caso em que as vitaminas sintéticas poderem ser prejudiciais ao invés de benéficas.

Para além disso, ao preferir obter as suas vitaminas e minerais a partir de alimentos ricos em nutrientes como o fígado, estará a evitar possíveis intoxicações (hipervitaminoses) por ingestão excessiva de vitaminas e minerais, até porque os alimentos contêm concentrações bastante mais reduzidas embora mais potentes devido aos seus efeitos sinergísticos.

Não perca os benefícios deste alimento de excelência e inclua-o em uma ou duas das suas refeições por semana.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.