Faça mais reps arrefecendo as mãos entre séries

Irá obter um melhor desempenho no supino se arrefecer a palma das suas mãos entre séries. Esta é a conclusão de uma investigação realizada na University of New Mexico na qual os voluntários (atletas de musculação experientes) usaram o “Avacore”, uma espécie de luva que arrefece as suas mãos.

De acordo com os inventores do “Avacore”, o aparelho reduz a temperatura do corpo. O que pode ser uma vantagem para atletas que treinam de forma intensa. No final de contas, regular a temperatura corporal custa energia, que, energia essa que os atletas que usam “Avacore” podem direccionar para o seu treino.

Funcionamento do avacore.

Os investigadores recrutaram 16 homens, os quais já praticavam treino de musculação de forma séria há pelo menos 5 anos, e colocaram-nos a realizar o supino. Começaram com uma série em que utilizaram a sua 1RM, e depois fizeram outras 4 séries com 85% da sua 1RM. Entre séries, os voluntários colocaram as suas mãos no “Avacore” durante dois minutos e meio, que arrefeceu as suas mãos para menos de 10 graus Célsius [PC].

Para a primeira série a 85% de 1RM, o número de reps foi o pretendido pelos investigadores. Durante as outras três séries, os voluntários realizaram repetições até á falha.

O “Avacore” também sugou um pouco do ar entre as luvas. Os investigadores repetiram então a experiencia em condições em que o “Avacore” aqueceu as mãos dos voluntários para cima dos 45 graus [PH] e realizaram ainda outra experiencia em que não aplicaram mudanças de temperatura [TN].

A temperatura baixa aumentou o número de repetições – e consequentemente o volume de treino.

Nº Reps realizadas em cada série.
Volume de treino (em quilos).

Os investigadores não sabem exatamente como funciona o “Avacore”. Quando ligaram eléctrodos aos músculos do peito, ombros e braços dos voluntários, não encontraram nada que possa explicar o efeito. Poderia ser o caso de que os indivíduos ficam menos cansados se arrefecerem as suas mãos entre séries. O seu rácio de percepção de esforço, é um pouco mais baixo neste caso.

Tabela de Rácio de Percepção de Esforço.

Mas porque acontece isso? Os investigadores não sabem, mas afirmaram:

Poderia ser que, os indivíduos são capazes de realizar mais repetições com o arrefecimento simplesmente porque se sentem melhor antes de iniciarem cada série?

A pesquisa não foi financiada pelo fabricante do “Avacore”. O estudo á uma “spin-off” da pesquisa feita por Young Sub Kwon, o principal autor do artigo.

Referencia!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram