Extracto de Bulbine natalensis. Um potenciador de testosterona promissor

Existem poucas ervas que na verdade aumentem os níveis de testosterona, e são ainda menos as que realmente baixem os níveis de estrogénio, mas nenhuma erva faz ambas a coisas de forma excepcionalmente eficiente – Excepto a Bulbine Natalensis, que é usada na África do sul como potenciador da libido e da fertilidade e isto parece estar bem provado pela pesquisa.

Os dados do estudo realizado em ratos (que poderá visualizar abaixo), sugere um aumento de 347% dos níveis de testosterona em comparação com os níveis normais, ao mesmo tempo que diminuiu os níveis de estrogénio em 35%.

E tudo isto foi conseguido com uma dose de 50 mgs/kg (dose usada em ratos), que se traduz muito bem para uma dose baixa para nós seres humanos, que seria fácil de incorporar numa única toma diária.

Effect of aqueous extract of Bulbine natalensis (Baker) stem on the sexual behaviour of male rats.

Yakubu MT, Afolayan AJ. Centre for Phytomedicine Research, Department of Botany, University of Fort Hare, Alice, South Africa.

Os componentes fitoquímicos do extracto aquoso de caule de Bulbine natalensis (Baker) e o seu efeito sobre o comportamento sexual de ratos machos foram avaliados durante 7 dias. A triagem fitoquímica revelou a presença de saponinas, glicosídeos cardíacos, taninos, alcalóides e antraquinonas.

A administração do extracto nas doses de 25 e 50 mg/kg de peso corporal resultou no aumento significativo (p <0,05) da frequência de acasalamento, frequência da intromissão, latência ejaculatória, frequência de ejaculação, testosterona em soro e concentrações de hormona luteinizante, índices calculados de comportamento de exploração sexual, acasalamento rápido, durante a latência do acasalamento viragens rápidas, viragens longas e reflexos totais do pénis enquanto o latência do acasalamento, latência de intromissão e intervalos pós ejaculatórios foram significativamente reduzidos ao longo de todo o período experimental.

O extracto de 100 mg/kg de peso corporal, produziu um padrão contrastante em todos os parâmetros do comportamento sexual monitorizados durante o período experimental em comparação com doses mais baixas do extracto. Os resultados são indicativos do potencial estimulador pro-sexual da Bulbine natalensis em ratos machos. O extracto aquoso do tronco de Bulbine natalensis a estas doses (25 e 50 mg/kg de peso corporal) pode vir a ser utilizado no controlo e tratamento de transtornos do desejo/libido, ejaculação precoce e disfunção eréctil em homens.

bulbine natalensis potenciador testosterona
Relação dose-resposta da bulbine natalensis

Faça as contas… Quantas ervas anti-estrogénicas, conseguem reduzir o estrogénio em 35%? Quantas ervas potenciadoras da testosterona, conseguem aumentar os níveis de testosterona para mais do dobro?

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário