Exercícios calisténicos

Os exercícios calisténicos são exercícios realizados com o próprio peso corporal, foram criados há centenas de anos atrás na Grécia antiga e formam a base de programas de treino para militares, ginastas, forças de segurança, bombeiros, escolas, e também de programas de treino caseiro sem equipamento.

Os exercícios calisténicos podem ser usados para ganhar massa muscular, força, resistência e flexibilidade.

É possível combinar este tipo de treino com exercícios cardiovasculares como corrida, natação ou ciclismo para aumentar a resistência cardiovascular e/ou queimar mais calorias de forma a promover a perda de gordura.

Também é possível introduzir e combinar exercícios calisténicos com exercícios com halteres, barras e até máquinas de musculação num programa para aumento da força e hipertrofia muscular. Aliás, é bem provável que já esteja a incluir alguns exercícios calisténicos no seu programa de treino de musculação.

Existem centenas de exercícios calisténicos, a lista abaixo mostra apenas alguns dos mais conhecidos e realizados:

Vantagens

A maior vantagem deste tipo de treino é óbvia. Não irá precisar de gastar dinheiro em inscrições e mensalidades num qualquer ginásio. E ainda assim irá obter um treino bastante completo e eficiente.

Como também se pode facilmente constatar, uma das maiores vantagens dos exercícios calisténicos é que não necessitam de equipamentos para serem realizados, embora sejam necessárias barras de várias formas para realizar alguns dos exercícios calisténicos.

Mas nos dias de hoje, quase todas as cidades e vilas do país têm um pequeno parque ou espaço adequado para a realização destes exercícios, e mesmo que não tenham, com um pouco de imaginação, é possível realizar quase todos os exercícios.exercícios calisténicos

Por exemplo:

  • No local onde vive não tem nenhuma barra para fazer elevações de tronco? Então procure por uma baliza num campo de futebol próximo de si e encontrará ai um suporte para realizar as elevações de tronco. Até é possível utilizar um tronco de árvore para realizar as elevações de tronco com agarre junto.
  • Não tem barras para fazer os fundos em barras paralelas? Procure uma varanda ou a esquina de alguma estrutura metálica em forma de V, que possa utilizar para realizar os fundos.
  • Não tem suporte para realizar o remo invertido? Adquira ou faça você mesmo um suporte TRX para colocar numa baliza ou até num tronco de árvore. Também pode simplesmente arranjar cordas à medida para prender em qualquer estrutura e prender um pau robusto ou um ferro para usar como suporte.

Apesar de em princípio os exercícios calisténicos não requererem equipamento para serem realizados, no caso de já ter desenvolvido um nível elevado de forma física, é possível, e até recomendado, que adquira um weight vest, que é um tipo de colete com pesos, para aumentar a dificuldade dos exercícios e seguir o princípio da sobrecarga progressiva.

Tal como acontece no exercícios de musculação com halteres, barras e máquinas, assim que conseguir realizar um elevado número de repetições num determinado exercício calisténico, pode e deve aumentar o peso do colete (wheight vest) de forma a aumentar a dificuldade dos exercícios e assim promover uma maior progressão nos exercícios.

À medida que for adquirindo mais força e resistência, poderá ir adquirindo Wheight vests mais pesados.

Conclusão

Os exercícios calisténicos são uma forma de treino de resistência extremamente eficiente, que não tem custos associados como inscrições e mensalidades de ginásios. Tem também o aspeto positivo de se poder realizar os treinos ao ar livre.

Esta é também uma boa alternativa para treinar quando o ginásio se encontra encerrado por vários motivos ou simplesmente como forma de realizar um treino diferente para fugir à rotina.

Como curiosidade, existe também um tipo de desporto que se foca sobretudo nos exercícios calisténicos. Chama-se bar hitting, e tal como o próprio nome indica, realizam-se sobretudo exercícios em barras, chegando mesmo a incluir competições de exercícios e treinos.

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.