Entrevista a Renan Ritter

A entrevista de hoje é dedicada a Renan Ritter, um atleta Men´s Physique que compete na categoria acima de 1,78 e que foi vice-campeão brasileiro. Vamos conhecer melhor?

Fale-nos um pouco de si. Onde vive? Que idade tem?

Bom, meu nome é Renan mas todos me conhecem e me chamam de Alemão, apelido que venho carregando desde de criança haha, moro Céu Azul, Paraná e tenho 26 anos.

O que faz em termos profissionais? Onde trabalha?

Sou formado em Educação Física, sócio e proprietário de uma academia e também trabalho como personal trainer.

O que a levou a começar a praticar musculação?

Sempre gostei de esportes, desde de criança já praticava de tudo, futebol, vôlei, basquetebol, ténis…eu não conseguia fazer apenas um esporte, queria fazer de tudo um pouco,  tudo que tinha de esporte na cidade eu fazia, também andei de skate por alguns anos, até que meus amigos e meus irmãos mais velhos começaram a frequentar uma academia, mas eu era muito novo, após eu completar  16 anos achei que era a hora de eu iniciar, me apaixonei pela musculação e desde la nunca mais parei!Renan Ritter

De onde vem a sua motivação?

Minha motivação cresce a cada dia de trabalho e na minha evolução nos treinos e elogios dos meu amigos. Mas a base de tudo é a família, que sempre vem me apoiando nas minhas conquistas.

Segue algum tipo de programa de treino específico? Qual?

Geralmente treino um músculo por dia com base de 4 a 5 exercícios, assim consigo dar maior intensidade e concentração nos treinos, utilizo alguns princípios de treinamento como drop-sets e séries combinadas.

Quais são os 3 exercícios que gosta mais?

Gosto dos básicos, desenvolvimento de ombro, remadas e rosca direta.treino Renan Ritter

Gosta de ouvir música enquanto treina? Quais são as suas músicas favoritas?

Sim, gosto de ouvir rock, sempre gostei de Metallica, AC/DC e por ai vai.

Pode-nos dizer como é a sua dieta durante a maior parte do ano?

Tento não consumir açúcar, lactose e glúten. A base da minha dieta e proteínas (ovos, frango, peixe e carne vermelha as vezes) carboidratos (arroz integral, batata doce, mandioca e aveia), legumes (brócolis e couve flor), também utilizo grãos e castanhas, nozes… faço em média de 6 a 7 refeições ao dia.

Esses são os principais alimentos que fazem parte da minha dieta, as quantidades são controladas de acordo com as minhas necessidades.

O que muda na sua dieta quando está a preparar-se para competir?

O consumo de carboidrato é reduzido, o sódio também é controlado e até retirado dias antes da competição, consumo proteína em todas as refeições e legumes (brócolis e couve flor) dependendo de como meu corpo vai respondendo ao decorrer da dieta.

Sente dificuldades em controlar a dieta durante as preparações? Consegue lidar bem com as tentações?

As vezes sofro com os doces haha, mas me controlo para não sair da dieta e atrapalhar nos objetivos.Renan Ritter

Em que competições participou até hoje e que classificação obteve?

É minha primeira vez que começo a competir, o primeiro foi o estreantes estadual que fiquei em terceiro colocado, depois no estadual fiquei em segundo e conseguindo vaga para o brasileiro que consegui ser o vice-campeão brasileiro categoria Mens Physique acima de 1,78.

Como correu a última competição em que participou? Conseguiu atingir os objetivos que pretendia?

Como me preparei muito rápido, não imaginava ir tão longe, consegui ser vice-campeão brasileiro, foi a competição mais disputada que já competi, tinha mais de 40 competidores na minha categoria, o nível estava altíssimo e consegui atingir meus objetivos.

Que suplementos toma?

Proteína, bcaas, glutamina e vitaminas esses são os principais que utilizo.

Para além dos treinos na academia, quais são os seus outros passatempos?

Sair com a namorada, assistir filme com ela, andar de skate, tocar bateria…Renan Ritter

Tem alguma frase motivacional favorita?

Você não é derrotado quando perde. Você é derrotado quando desiste!

Poderia deixar algumas dicas aos nossos leitores/as que pretendem melhorar a sua forma física?

Seja paciente com seus planos, todo esforço que você faz o resultado será recompensado de uma forma ou outra. Se concentra nos seus treinos, dietas e descanso.

Busque estratégias novas, que mais funcionam para você, assim você vai adaptando formas que seu corpo responde a elas, leia e busque conhecimento na área, nunca é demais!

E terminamos a entrevista. Quer deixar uma mensagem de agradecimento a alguém em especial?

Quero agradecer a minha família, meus pais, irmãos, minha namorada que sempre me acompanhou, a Academia Evolução onde é a minha segunda casa, onde trabalho e treino todos os dias e meus amigos que sempre me apoiaram.

Também quero agradecer ao meu treinador Beto Cetear, que é a pessoa que me ensinou e me ajudou nessa minha carreira de atleta e a nutricionista Juliana Pansardi que foi o ponto inicial de todo esse trabalho de preparação, obrigado a todos!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário