Entrevista a Rodrigo Martho

Desta vez realizamos uma entrevista a Rodrigo Martho, um atleta Men’s Physique que compete na IFBB desde 2012, sempre com boas classificações. Vamos conhecer?Rodrigo Martho

Fale-nos um pouco de si. Onde vive? Que idade tem?

Ae GALERA!! Meu nome é Rodrigo, tenho 30 anos, moro no Rio de Janeiro e amo o meu hobbie que é o Fisiculturismo Fitness. Sou Atleta amador da categoria Men’s Physique até 1,70m. Federação IFBB.

O que faz em termos profissionais? Onde trabalha?

Sou formado em Marketing e sou Pós-graduando em Gestão Empresarial.  Meu último trabalho foi como Supervisor Comercial em uma Universidade. Atualmente não estou trabalhando, mas pretendo continuar na área comercial, marketing&relacionamento.

O que a levou a começar a praticar musculação?

Minha vida esportiva começou aos 7 anos de idade quando entrei no Judô, pratiquei e competi  no esporte durante 10 anos parando na faixa marrom, comecei a musculação aos 17 anos quando meu professor pediu para entrar na academia pois eu precisava ficar mais forte para competir.

Foi aí que a minha paixão pela musculação começou. Durante uns 6 anos eu malhei e pratiquei outras lutas (jiu-jitsu, boxe e mma), larguei tudo para me dedicar ao Fisiculturismo Fitness, categoria Men’s Physique.Rodrigo Martho

De onde vem a sua motivação?

Aos 24 anos de idade eu contraí Leptospirose, ficando internado por 20 dias, sendo os 10 primeiros na UTI respirando por aparelhos, fazendo hemodiálise , entre outras complicações; Resumindo: Cheguei ao hospital depois de 4 dias passando mal com insuficiência renal e hemorragia pulmonar, durante 4 dias ninguém sabia o que iria acontecer comigo, graças a Deus eu reagi bem e consegui me recuperar após um ano de repouso total e sem nenhum sequela.

Depois desse trauma, o qual perdi 30 kg  eu fiquei digamos que complexado com o meu corpo pois sempre fui vaidoso e ele estava todo ‘’disforme’’, a partir daí comecei a levar os treinos mais a sério e uns 4 anos depois comecei a fazer dieta e competir.

Segue algum tipo de programa de treino específico? Qual?

A – Peito.
B – Costas.
C – Ombros/Trapézio.
D – Pernas.
E – Bíceps e Tríceps.

Quais são os 3 exercícios que gosta mais?

Peitoral: Crucifixo no cross (polia média) 3×8 a 12.
Ombros: Desenvolvimento com halteres sentado 15/12/10/8/8
Abdómen: Dragon Flag.

Rodrigo Martho

Gosta de ouvir música enquanto treina? Quais são as suas músicas favoritas?

Gosto de Eletronico, HipoHop e e to curtindo muito o Rock maromba do Rob Bailey:

Pode-nos dizer como é a sua dieta durante a maior parte do ano?

Eu sou ectomorfo, minha dieta precisa ser bastante calórica para eu manter e tentar ganhar mais volume/massa muscular. Tenho muita facilidade em secar e muita dificuldade em ganhar peso.

Graças a Deus não preciso restringir alimentos, mas em compensação eu tenho um pouco de gastrite e não tenho muito apetite, então minha luta é digamos que oposta que a maioria, eu luto para não catabolizar, tenho que tentar manter a ingestão calórica o mais alto possível e isso é muito difícil para uma pessoa que não tem muito apetite, muitas vezes fico mais de 1hora para conseguir terminar uma refeição…

Ou seja, cada um tem uma luta ‘’diferente’’. Nenhuma luta é mais fácil ou mais difícil que a outra, cada um tem que correr atrás do seu prejuízo e ter muita disciplina e determinação para isso, resultados virão com o tempo. O seu maior adversário é você mesmo, tentando a cada dia se superar, ser melhor do que ontem.Rodrigo Martho

O que muda na sua dieta quando está a preparar-se para competir?

Corto alguns alimentos (leite, açúcar, reduzo o sal, gorduras, etc) e diminuo a quantidade de carboidratos da minha dieta. Com isso eu vou perder uns 2 kg, mas eu vou ganhar muito mais qualidade e definição muscular.

Sente dificuldades em controlar a dieta durante as preparações? Consegue lidar bem com as tentações?

Tranquilo para mim, tenho um pouco de gastrite então não tenho apetite, meu problema é que demoro as vezes 1 hora para terminar alguma refeição, tem que comer forçado e empurrar comida para dentro é o mais difícil para mim. Graças a Deus não ligo pra doces, se eu estiver com fome prefiro algo salgado.

Em que competições participou até hoje e que classificação obteve?

Participei de 9 competições e peguei Pódio em 8. A única que não ganhei nada foi no IFBB ExpoHealth em 2013 que me pintaram errado com a tinta Jantana (tinta a qual o aplicador precisa SABER passar, caso contrário ela seca errado e fica toda borrada, a tinta é grossa e ficou parecendo uma graxa marrom suja haha, tenho que fazer piada para não chorar rs.

Fiquei parecendo que iria para um ensaio sensual de mecânico.. Ficou horrível, a tinta escondeu meu shape, definição, vascularização, tudo.

1° Lugar – IFBB Isla Fitness 2014
2° Lugar – IFBB Copa Sul Fluminense 2014
2° Lugar – IFBB Nutri House 2013
3° Lugar – IFBB Estreantes 2013
4° Lugar – IFBB Mr.Rio 2014
4° Lugar – IFBB Champion 2012
5° Lugar – IFBB Estreantes 2014
6° Lugar – IFBB Mister Rio 2013

Como correu a última competição em que participou? Conseguiu atingir os objetivos que pretendia?Rodrigo Martho

A última competição foi agora dia 26 de Julho em Barra do Piraí , estava sem treinar e sem fazer dieta há umas 2 semanas. Resolvi competir 3 dias antes e fiquei em 2 lugar.

Quis testar o meu corpo e fiquei muito feliz com o resultado de pouco tempo. Estratégia que eu utilizei: Zerei carboidratos por 2 dias e meio e bebi muita agua para ajudar a tirar o sal do corpo.

No dia da competição fiz um Carb-Up (reposição de carboidratos na dieta) bem de leve. Não entrei na minha melhor forma, óbvio, mas o que eu queria era justamente isso: testar o meu corpo em 3 dias. Aprendi muitas coisas sobre mim nesta pequena e ultima preparação.

Que suplementos toma?

Whey protein  Nitro Hard , F-Destroyer , BCAA FIX , Glutamina.

Para além dos treinos na academia, quais são os seus outros passatempos?

Gosto de fazer amizades, fazer programas lights, aventuras, trilhas, caminhadas, praia, piscina, internet, computador, filmes , família, etc.

Tem alguma frase motivacional favorita?

A palavra impossível foi inventada por alguém que DESISTIU.Rodrigo Martho

Poderia deixar algumas dicas aos nossos leitores/as que pretendem melhorar a sua forma física?

Beber bastante agua, comer de 3 em 3horas , evitar líquidos durante as refeições. Ter muita disciplina, foco e muita determinação. Fazer dieta não é para qualquer um e sim para quem é forte de cabeça, mexe com seu auto controle, é um teste que só os fortes vão entender e sobreviver.

E terminamos a entrevista. Quer deixar uma mensagem de agradecimento a alguém em especial?

Sim, gostaria de agradecer a vocês pela entrevista, aos meus treinadores Rafael Bracca & Dani Oazen, a Integral  Médica por ajudar com os suplementos, e a minha família, pois sem eles nada disso seria possível.

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Deixe uma resposta