Entrevista a Ricardo Jerónimo

Na entrevista de hoje damos aos leitores a oportunidade de conhecerem Ricardo Jerónimo, atleta de força e de culturismo que já foi campeão absoluto em Portugal e que chegou mesmo a conseguir um honroso 3º lugar no Campeonato do mundo de 1999.

Pode-nos falar um pouco de si? Onde vive, que idade tem?

Nasci em lisboa no ano 1972, cidade onde ainda resido, neste momento tenho 40 anos e já conto com 24 anos de treino nesta modalidade pela qual sou apaixonado.

O que faz em termos profissionais?

Sou proprietário de um ginásio, e como tal gestor e instrutor do mesmo.

Quando começou praticar musculação e porque começou?

Comecei a treinar musculação com 16 anos com o objectivo de ganhar um pouco de força pois nessa altura fazia escalada desportiva e artes marciais e necessitava de melhorar o meu desempenho nessas modalidades.

O que o levou a dar o “salto” para as competições?

Entrevista a Ricardo Jerónimo

Assim que comecei a treinar percebi que tinha potencial para a modalidade, tanto a nível da força como no culturismo, foi exactamente pela força no powerlifting que iniciei a minha etapa como atleta de competição.

Assim, aos 17 anos sagrei-me campeão nacional de juvenis na categoria de 75 kg com excelentes marcas para a altura (anos 80) e até aos vinte e um anos fui conquistando vários títulos nacionais e ibéricos assim como recordes que durante anos nunca foram batidos.

Em 1994 início então a minha primeira competição de culturismo, nessa altura tinha como companheiro de treino e grande amigo o Sr. Vitor Videira, grande atleta, que tantos títulos a nível nacional e internacional conquistou e foi com a sua ajuda que me preparei para o campeonato nacional onde conquistei o titulo de campeão nacional de juniores na categoria de 75 kg,

Desde aí, durante dez anos, até 2004 muitos títulos conquistei destacando um 3º lugar no campeonato do mundo em 1999 e um 1º lugar absoluto em Portugal em 2004, altura em que me afastei da competição.

Nesse momento competia com 95 kg para 1,72 e com um nível muito bom, ao ponto de ter sido convidado pelo Sr. Rafael Santoja para passar a profissional mas como atleta espanhol, como é obvio não aceitei, pois como já devem calcular um atleta a este nível gasta muito dinheiro na sua preparação e os apoios são poucos ou nenhuns e jamais representaria outro pais que não o meu.

Tem algum ídolo ou alguma pessoa que admira bastante?

No culturismo internacional o atleta que me serviu de referência foi o Sr. Dorian Yates, talvez não seja o físico mais bonito de todos os tempos mas era um atleta com uma densidade e qualidade muscular que ainda hoje por vezes não se encontra no top 10 do Olympia.

Pode-nos dar uma ideia de como é o seu programa semanal de treino?

Neste momento estou numa fase de volume, assim divido o meu treino em 4 dias:

  • 2ª Peito e tríceps
  • 3ª Pernas e gémeos
  • 4ª Descanso
  • 5ª Ombro e abdominal
  • 6ª Dorsal e Bíceps

Entrevista a Ricardo JerónimoPode-nos dar uma ideia de como é um dia de treino para si, como um treino de pernas por exemplo, que exercícios realiza?

  1. 10 minutos de bicicleta estática
  2. Extensões de pernas – 1×50 + 3×15
  3. Agachamento – 1x 15 + 3×12
  4. Prensa de pernas – 3×15
  5. Agachamento hack em máquina-  3×15
  6. Extensões de pernas unilateral – 2×20
  7. Flexão de pernas deitado – 4×12
  8. Flexão de pernas l em pé – 4×12
  9. Elevações de gémeos – 6×20

Pode-nos dar uma ideia de como é a sua dieta no dia-a-dia?

Como já referi, neste momento estou em volume, assim estou a comer aproximadamente 5000 kcal onde 40% é proteína 50% hidratos e 10% gordura, isto dividido em 6 refeições, onde todas elas são compostas pelos três nutrientes.

Qual é a fórmula para atingir um nível de massa muscular e de definição/forma como o que apresentou nas competições?

Entrevista a Ricardo Jerónimo

A fórmula é seguir três princípios básicos do culturismo: treino intenso, descanso adequado, alimentação/suplementação correcta, tudo isto com uma severa disciplina.

Pensa voltar a competir em breve?

Tenciono voltar a competir talvez já este ano de 2013

 Toma suplementos? Quais?

Sim, como é obvio tomo suplementos embora seja um pouco séptico em relação ás grandes novidades desse mercado, ou seja, limito-me a utilizar o básico, proteína whey e caseinato, maltodextrina, multivitaminas, tríbulos e bcaas.

Pensa participar em mais competições no futuro? Alguma para breve?

Sim o meu objectivo é o campeonato do mundo de veteranos 2013 da ifbb

Tem algum ou alguns projetos para o futuro que queira partilhar com os leitores?

O meu próximo projecto é voltar a competir com a melhor forma possível.

Tem algumas dicas que possa transmitir às mulheres e homens que queiram melhorar a sua forma física?

Seguirem os três princípios que já referi anteriormente: treino, descanso e alimentação.

Deseja agradecer a alguém ou dizer algo mais?

Como pessoa, admiro muito o Dr. Eduardo Ribeiro, meu preparador e amigo que ao longo de 10 anos me acompanhou e ajudou a atingir o nível onde cheguei, para ele deixo aqui o meu muito obrigado. Assim como à minha família que sempre me acompanhou e apoiou na minha carreira.Entrevista a Ricardo Jerónimo

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram