É possível perder células adiposas?

O consenso geral acerca de se é possível ou não perder células adiposa (lipócitos), é que não é possível. Muitas pessoas acreditam que é possível aumentar o seu número, mas não reduzi-lo.

A teoria é que à medida que as suas células adiposas se vão enchendo com gordura ao longo do tempo, tornam-se tão grandes que eventualmente dividem-se e aumentam em número.

O conhecimento comum também afirma que, infelizmente, uma vez que ganhe essas células adiposas, não as irá perder nunca. Em vez disso, elas apenas diminuem de tamanho. Será mesmo essa a verdade?

É possível reduzir o tamanho das células adiposas?

Sim, é possível reduzir o tamanho das células adiposas. E também é possível aumentar o tamanho das células adiposas. Uma vez que se chega à idade adulta, o número de células adiposas que você tem, permanece mais ou menos o mesmo.

Quando você ganha uma grande quantidade de peso, essas células adiposas aumentam de tamanho. Acontece exatamente o oposto quando se perde uma quantidade de peso – elas encolhem.

Quer acredite quer não, o nosso corpo precisa de gordura. Quando nós reduzimos a quantidade de gordura nas nossas células até níveis baixos (percentagem de gordura corporal reduzida), as nossas células adiposas enviam sinais para serem restabelecidas de novo. Esta é uma das principais razões para ser tão difícil manter uma percentagem baixa de gordura corporal.

As células adiposas libertam hormonas como a leptina e o estrogénio, e essas hormonas estimulam o corpo a comer de forma a voltar a encher essas células.

Embora possa ser bastante difícil manter a % de gordura corporal a níveis reduzidos, ainda é possível encolher as células adiposas e ficar definido. No entanto, perder as células adiposas é outra história completamente diferente.

É possível perder as células adiposas?

Esta é a parte que muitas pessoas percebem mal. Sim, é possível perder células adiposas. No entanto há aqui um senão. Você não nasce com um número fixo de células adiposas. Em vez disso, o seu número de células adiposas aumenta ao longo da infância até ao final da puberdade.

Uma vez que já seja adulto, o seu número de células adiposas permanece mais ou menos constante. Um estudo que foi realizado acerca do turnover das células adiposas mostra que (1):

O número de células adiposas mantem-se constante na idade adulta em indivíduos definidos e magros, mesmo após uma perda de peso notória, o que indica que o número de adipócitos é definido durante a infância e adolescência.

celulas adiposasIsso não significa que você tem o mesmo número de células adiposas que tinha desde a infância. As células do seu corpo estão constantemente a morrer e a regenerar-se.

Se nós nunca perdêssemos células adiposas, e mantivéssemos as mesmas células desde a infância, então teríamos descoberto a fonte da juventude.

Infelizmente as nossas células morrem à medida que envelhecem. Quando se trata das células adiposas, elas simplesmente regeneram-se, fazendo assim com que o número de células adiposas perdidas e ganhas se mantenha praticamente idêntico.

Aproximadamente 10% das células adiposas são renovadas anualmente em todas as idades nos indivíduos adultos, independentemente do índice de massa corporal.

Nem o número de mortes dos adipócitos nem o rácio de regeneração são alterados na pré-obesidade, o que sugere uma regulação estrita do número de células adiposas nesta condição durante a vida adulta.

Conclusão

O que é que podemos retirar a partir desta informação? Se o número de células adiposas aumenta ao longo da infância e da adolescência e depois permanece inalterado, então faz todo o sentido focarmo-nos em prevenir a obesidade desde a infância. Infelizmente, a obesidade infantil está a tornar-se um problema grave e isso só irá provocar ainda mais problemas à medida que as crianças forem crescendo e depois envelhecendo.

Quanto maior for o número de células adiposas que tiver, mais difícil será perder gordura. Mas não se deixe desencorajar por isso. Qualquer pessoa pode encolher as suas células adiposas e ficar definida se trabalhar duro e alimentar-se da forma correta. Mantenha em mente que é a gordura que enche as células adiposas. Você ainda pode perder gordura e encolher as células.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.