As dietas yo-yo são prejudiciais?

As dietas yo-yo são prejudiciais?

As dietas yo-yo ou o efeito yo-yo, referem-se à perda e à recuperação cíclica do peso corporal durante e após se ter seguido dietas para perda de peso.

O nome deve-se ao fato deste fenômeno se assemelhar bastante ao movimento de subida e descida de um yo-yo.

Neste processo, a pessoa que faz dieta tem algum sucesso inicial em termos de perda de peso mas é incapaz de manter a perda a longo prazo e começa a recuperar o peso de novo.

Depois a pessoa volta a tentar perder o peso que recuperou e inicia novamente o ciclo.

As dietas yo-yo são prejudiciais?

Alguns investigadores associam as dietas yo-yo a certos riscos para a saúde.

De forma a evitar potenciais riscos, a maior parte dos especialistas recomendam que os adultos obesos adotem hábitos alimentares saudáveis e que pratiquem atividade física de forma habitual, para que dessa forma conseguirem obter um peso saudável.

Se eu recuperar o peso perdido, não irá ser mais difícil perdê-lo novamente?

Uma pessoa que perde e recupera o peso perdido de forma cíclica não deverá ter mais problemas em atingir e manter um peso saudável do que uma pessoa que está a tentar perder peso pela primeira vez.

A maioria dos estudos mostram que estes ciclos de perda e recuperação de peso não afetam o ritmo metabólico a que o corpo “queima” combustível para usar como energia. Com base nessas descobertas, as dietas yo-yo não devem afetar o sucesso das próximas tentativas de perder peso (1).

Tal como a investigadora Anne McTiernan afirmou:

Um historial de tentativas de perda de peso sem sucesso não devem dissuadir um indivíduo de tentar perder peso ou diminuir a importância de uma dieta saudável ou da prática de atividade física regular no controlo do peso.

No entanto, o metabolismo diminui à medida que a pessoa envelhece. Para além disso, as pessoas idosas muitas vezes são menos ativas em termos físicos do que quando eram jovens.

Independentemente da sua idade, faça da prática de desporto e da alimentação saudável uma parte integral da sua vida para o/a ajudar a perder peso e melhorar a saúde geral.

As dietas yo-yo irão deixar-me com mais gordura e menos músculo do que se não tivesse feito dieta?

Não ficou provado que as dietas yo-yo aumentam a quantidade de tecido adiposo nas pessoas que perdem e recuperam peso.

Os investigadores descobriram que após uma perda de peso, aqueles que regressam ao seu peso original possuem a mesma quantidade de gordura e tecido muscular que tinham antes de iniciarem a dieta yo-yo.

As pessoas que fazem exercício durante este tipo de dietas, podem até mesmo ganhar massa muscular, sobretudo se realizarem também treinos de musculação ou com resistência.

Algumas pessoas têm receio de que as flutuações de peso podem conduzir a um aumento da gordura na sua zona abdominal. Mas os estudos realizados acerca deste tema verificaram que as pessoas não ficam com mais gordura abdominal depois de uma dieta yo-yo.

As dietas yo-yo são prejudiciais para a saúde?

Alguns estudos sugerem que as flutuações rápidas de peso podem aumentar o risco para certos problemas de saúde. Mas os adultos obesos devem continuar a tentar perder peso, de preferência de forma mais lenta e sustentável, para que assim consigam melhorar a sua saúde geral e  reduzir o risco de desenvolverem doenças relacionadas com a obesidade.

Uma pesquisa compilada por Atkinson et al. em 1994 mostrou que não existem “efeitos adversos” devido aos ciclos de perda e recuperação de peso na composição corporal, ritmo metabólico em repouso, distribuição de gordura corporal ou perda de peso futura, e não existem provas suficientes que indiquem para um aumento do risco de problemas cardiovasculares associados às dietas yo-yo (2).

Os ciclos de perda e recuperação de peso podem sim ter efeitos psicológicos negativos. Os indivíduos podem sofrer ramificações emocionais extremas devido ao stress que as pessoas impõem a si mesmas para perder peso de forma rápida.

As dietas yo-yo são prejudiciais?
O fato de não ter conseguido perder peso/gordura com determinada dieta, não significa que deva deixar de tentar.

A gratificação instantânea da perda de peso acaba eventualmente por dar lugar aos hábitos antigos que provocaram a perda de peso e consequentemente a perturbações emocionais.

No entanto, estas perdas e recuperações cíclicas não devem ser motivo para se sentir como um fracassada/o.

Em vez disso é uma razão para focar mais em mudanças dietéticas de longo prazo e em realizar exercício físico para a/o ajudar a manter afastados os quilos que perder.

Conclusão

Algumas das teorias que circulavam em relação às dietas yo-yo, nomeadamente que estas faziam diminuir o metabolismo ou a quantidade de massa muscular, não são suportadas pelo conhecimento científico atual, pelo que pode deixar de sentir receio que isso aconteça consigo.

Embora as dietas yo-yo ou a perda e recuperação de peso cíclicas possam ter efeitos negativos na saúde, estes não parecem graves e não são razão suficiente para deixar de tentar perder peso.

No entanto, deverá sempre tentar concentrar-se em perder peso/gordura de forma saudável e mais permanente, a longo prazo, focando-se em mudanças de hábitos, entre os quais alimentares, e na inclusão de atividades físicas que goste de realizar.

Se procura dicas sobre como perder gordura de forma eficiente ao mesmo tempo que mantém a massa muscular, leia também o nosso artigo “Como perder gordura“.

Referência 1|2|

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.