Dica para perder peso: tome um pequeno-almoço ligeiro

O ‘pequeno-almoço’ para os nutricionistas é como o “mercado liberal” para os políticos – é a resposta para tudo. Quanto maior percentagem das suas calorias diárias ingerir ao início da manhã, mais magro se irá tornar, dizem alguns especialistas. Mas os investigadores da Universidade Técnica de Munique acreditam que um pequeno-almoço leve é a melhor maneira de perder peso.

Os investigadores acompanharam 280 obesos durante 10 dias e 100 pessoas com um peso saudável, durante 14 dias. Durante este período, eles registaram a quantidade de calorias que os indivíduos consumiram – e em que período do dia as consumiam. Em seguida, os investigadores verificaram se existia uma relação entre os hábitos de pequeno-almoço e a ingestão calórica total.

Os investigadores esperavam que os indivíduos que comiam mais ao pequeno-almoço iriam comer menos durante o resto do dia. Mas não foi isso que aconteceu. A ingestão de calorias ao pequeno-almoço não teve efeito sobre a ingestão calórica das demais refeições. Assim, a ingestão de calorias pequeno-almoço não é compensado no final do dia. As figuras abaixo mostram os resultados para os indivíduos com peso saudável.

Tabela 1
Tabela 2

Os números acima mostram os resultados para os obesos. Podem ser tiradas as mesmas conclusões para os dois grupos: quanto mais comiam ao pequeno-almoço, mais calorias consumiam também durante todo o dia.

Como conselho para quem quer perder peso, alguns nutricionistas continuam a aderir ao ditado, “tome um pequeno-almoço como um rei, almoce como um cavalheiro e jante como um mendigo”.

Mas estes investigadores não concordam e concluíram….

Um maior consumo de energia no pequeno-almoço está altamente associado com um maior consumo de energia durante todo o dia em indivíduos com peso normal e em obesos.

Portanto, uma baixa ingestão de energia no pequeno-almoço pode ser útil para reduzir o consumo diário e melhorar o balanço energético durante o tratamento da obesidade. Se essa abordagem realmente favorece ou não a perda de peso, é algo que tem de ser analisado em outros estudos de intervenção.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.