A creatina funciona melhor depois do treino

Muitos praticantes de musculação e outros atletas de força ainda têm dúvidas em relação à melhor altura do dia para tomarem a sua creatina.

Alguns afirmam que é mais indicado ingerir a creatina antes do treino para que esta possa proporcionar mais energia durante os treinos.

Outros que é melhor tomá-la no final do treino para que esta possa ser melhor absorvida juntamente com os carboidratos de índice glicémico elevado.

Será melhor tomar a creatina antes ou depois do treino?

Esta foi a questão a que um grupo de investigadores da Universidade de Nova Southeastern tentou responder quando realizaram o seu estudo.

Os investigadores realizaram uma experiência na qual participaram 19 fisiculturistas recreativos. Os fisiculturistas treinaram durante quatro semanas, seguindo o mesmo programa de 5 dias por semana.

Todos eles também seguiram o mesmo tipo de dieta, na qual cerca de um quarto da energia era proveniente da proteína.

Metade dos fisioculturistas ingeriram 5 gramas de creatina imediatamente antes de começarem a treinar nos seus dias de treino, e a outra metade tomou a mesma quantidade de creatina logo a seguir ao final do treino.

Nos dias em que os homens não treinaram, estes puderam tomar a creatina na altura do dia em que quiseram.

E os resultados:

  • creatina
    Veja também as dicas deste outro artigo para maximizar a absorção de creatina.

    No final das quatro semanas, os homens que ingeriram a creatina depois do treino obtiveram maiores progressos do que aqueles que tomaram a creatina antes do treino.

  • O grupo que ingeriu a creatina no pós-treino ganhou quase o dobro da quantidade de massa magra do que o grupo que ingeriu a creatina no pré-treino.
  • O peso máximo (1RM ) que os voluntários do grupo da creatina pós-treino conseguiam levantar no supino, aumentou por mais 1 kg do que no grupo da creatina pré-treino.
  • Para além disso, o grupo da creatina pós-treino também perdeu mais 1 quilo de gordura corporal do que o grupo da creatina pré-treino.

Os investigadores concluíram:

A suplementação pós-treino com creatina por um período de 4 semanas em fisioculturistas recreativos pode produzir ganhos superiores de massa magra e de força em comparação com a suplementação pré-treino.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário