Conheça o método das séries de exercícios múltiplos

Como já poderão ter constatado, gosto de experimentar e divulgar as várias técnicas de alta intensidade que vou descobrindo. Desta vez iremos falar acerca do método das séries de exercícios múltiplos.

Como funciona o método das séries de exercícios múltiplos?

Basicamente, em vez de realizar 3 a 6 séries de um ou mais exercícios para uma parte corporal específica, com este método, irá realizar as suas séries utilizando um exercício diferente em cada série.

O que significa que se realizar 5 séries para os bíceps, terá de fazer essas 5 séries em exercícios diferentes para os bíceps como pode ver por exemplo na imagem abaixo.

método das séries de exercícios múltiplos

assim sendo, irá realizar apenas uma série de cada um dos exercícios. Observe que as séries de exercícios múltiplos não são realizadas da mesma forma que as super-séries, até porque aqui irá fazer os exercícios um de cada vez, com descanso entre eles. Por isso, não se esqueça de dar algum tempo de descanso entre as séries, como um minuto por exemplo.

No entanto, só irá realizar uma série de cada exercício, em seguida, irá avançar para outro. Se for possível, organize o equipamento que vai usar com antecedência, de forma a obter o máximo proveito desta técnica.

Choque os seus músculos para estimular um maior crescimento

A ideia é aplicar um tipo de tensão ligeiramente diferente com cada exercício, de forma cada parte corporal a partir de vários os ângulos, de forma a garantir que todo o músculo é treinado, e aplicar um choque aos músculos, de forma a força-los a responder com maior hipertrofia e aumento da força.

Esta técnica pode ser especialmente eficaz para ultrapassar uma estagnação em termos de progressos de força e hipertrofia, ou para desenvolver mais uma parte corporal que esteja atrasada. Experimente esta técnica em diferentes partes do corpo, mas lembre-se que esta é uma técnica de alta intensidade que pode provocar demasiado desgaste e que portanto pode conduzir ao excesso de treino (overtrainning).

Aumente a intensidade dos seus treinos 

As séries de exercícios múltiplos são uma forma simples e eficaz de aumentar a intensidade dos seus treinos. Ao usar um exercício diferente após o outro, esta técnica permite atingir o músculo a ser treinado a partir de ângulos diferentes. Isto significa que o músculo sofre um choque extraordinário ao ser atingido a partir de vários ângulos.

Conclusão

A grande maioria das pessoas não gosta de realizar os mesmos treinos e exercícios durante muito tempo, e para elas, esta é mais uma excelente forma que quebrar a monotonia dos treinos.

Para além disso, é possível aplicar este método em todas as partes corporais, mas aconselho-o a utilizá-lo especialmente nos grupos musculares mais atrasados e que portanto, precisam de uma atenção especial.

Aventure-se a experimentar uma variedade de exercícios para realmente chocar os seus músculos. E lembre-se que também pode realizar os exercícios numa ordem diferente de forma a obter uma maior variedade.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram