Conheça o crossfit

O crossfit tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e visibilidade aos longo dos últimos anos, mas são muitos os que ainda desconhecem de que se trata esta modalidade.

Com este artigo pretendemos dar uma visão resumida e clara do que é o crossfit.

O que é o crossfit?

O crossfit é um sistema de treino para aumento da força e acondicionamento físico, assente na variedade / aleatoriedade constante, que combina exercícios de força / musculação, calisténicos, de ginástica e de resistência.

É o principal programa de força e de condicionamento de muitas academias de polícia e de equipas de operações táticas, unidades de operações militares especiais, atletas de artes marciais, e centenas de outros atletas profissionais de elite em todo o mundo.

Que exercícios se realizam no crossfit?

O crossfit baseia-se e inspira-se em movimentos “funcionais “que o ser humano realiza ou realizaria na natureza e no seu dia-a-dia, movimentos primordiais como estar em pé, sentado, atirar, levantar, empurrar, puxar, subir, correr.

Esses movimentos funcionais incluem os exercícios:

A caixa de “ferramentas” do crossfit contém anéis de ginástica, barras, halteres, sacos de areia, placas de carros, halteres, kettlebells, barras paralelas, barras de elevações de tronco, bolas medicinais, cordas.

O que é o “WOD”?

O que significa “WOD”? Pois significa “Workout of the day” ou em português, “Treino do dia”. Os praticantes de crossfit costumam seguir um treino “do dia” que é colocado em sites especializados de crossfit.

No caso de não conseguir utilizar o peso prescrito,  use uma percentagem desse peso que consiga realizar de forma adequada.

As divisões mais comuns são:

  • a) 3 dias de treino, 1 dia de descanso,
  • b) 5 dias de treino, 2 dias de descanso.

Exemplo de um treino do dia (WOD): 

Realize 5 rondas no menor período de tempo possível:

Conheça o crossfit

Descanse precisamente três minutos entre cada ronda.

Nota: Este exemplo é apenas isso mesmo, um exemplo. Os treinos do dia podem variar imenso e podem incluir exercícios diferentes dos apresentados acima. Podem também incluir corridas, remada, etc.

Onde posso encontrar o treino / missão do dia (WOD)?

Pode encontra-lo no site internacional oficial Crossfit, ou no site crossfit de Portugal , ou ainda no site de crossfit do Brasil.

O crossfit é para todos?

Na opinião do autor deste artigo, não. Embora alguns defensores e adeptos do crossfit afirmem e queiram fazer acreditar que sim, temos que ter em conta que existem indivíduos com condições médicas que os impedem de realizar atividades físicas intensas. Desde tendinites, hérnias discais e outros.

Para além disso, o crossfit é famoso por ter provocado uma condição chamada rabdomiólise a alguns praticantes. O que desde logo parece indicar que o volume e a intensidade de treino realizados nos treinos não são adequados a todos, e podem ser excessivos pelo menos para alguns.

Para quem não sabe, a rabdomiólise é uma condição em que ocorre uma degradação rápida do tecido muscular. A destruição desse tecido muscular por sua vez conduz à libertação de produtos das células musculares na corrente sanguínea; sendo que alguns deles, como a mioglobina (uma proteína), são prejudiciais para os rins, podendo provocar insuficiência renal aguda.

A prática de exercício físico excessivo, ou o exercício realizado em condições de muito calor e níveis elevados de humidade em indivíduos com algum nível de desidratação, também pode provocar  a rabdomiólise.

Não quero com isto dizer que não deve fazer crossfit, ou que irá com toda a certeza desenvolver a rabdomiólise. Mas aconselho-o a ir com calma, a progredir de forma lenta e a ter em conta as suas possíveis limitações físicas.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário