Conheça o agachamento hack com barra

Continuando a nossa série de artigos pouco conhecidos, hoje vamos dar a conhecer o agachamento hack com barra livre, que é bastante diferente do exercício com um nome semelhante e que a grande maioria de nós conhece, o agachamento hack em máquina.

Sabia que, segundo uma investigação realizada por Per A. Tesch, em que foram utilizada a ressonância magnética nuclear, o agachamento hack com barra livre é um dos exercícios mais eficientes para recrutar e trabalhar os músculos quadríceps?

Embora pareça uma mistura de agachamento com barra com peso morto (levantamento terra), o agachamento hack com barra é um exercício terrífico para isolar e trabalhar os músculos quadríceps. Se utilizar a técnica certa, irá sentir os quadríceps literalmente a arder.

Técnica

  • Coloque uma barra com os pesos que vai utilizar no chão
  • Coloque dois discos no chão, à frente da barra
  • Apoie os calcanhares dos pés em cima dos discos colocados no chão, á largura dos ombros
  • Agarre a barra e levante-a o máximo possível, mantendo sempre o tronco o mais ereto possível.
  • Baixe a barra o mais possível, de forma controlada e depois volte a subir.

Veja as imagens abaixo para ter uma ideia visual da técnica adequada a usar neste exercício:Conheça o agachamento hack com barra

E veja também o vídeo:

Algumas considerações

Se nunca realizou este exercício, recomendo-lhe vivamente que comece com pesos ligeiros. Não será capaz de levantar cargas sequer próximas das que levanta no agachamento com barra ou no peso morto. Aqui o mais importante será concentrar-se em sentir os quadríceps a trabalhar.

Este exercício é mais difícil do que pode parecer à primeira vista. Como sempre, recomendo que se concentre em realizar o exercício com melhor técnica possível, demorando 3 a 4 segundos a descer o peso e entre 1 a 2 a subi-lo.

Este exercício era bastante popular entre os praticantes de musculação há várias décadas atrás. Steve Reeves, ator de cinema e um dos melhores culturistas do seu tempo, chegou mesmo a criar a sua própria versão deste exercício, adaptando um cinturão de treino de forma a este suportar a barra. Desta forma também evitava que a barra batesse nas pernas ao subir e descer durante o exercício.

Conheça o agachamento hack com barra
Steve Reeves criou a sua própria versão de agachamento hack com barra.

Conclusão

Embora seja um exercício composto, que envolve várias articulações, é mais indicado realizar este exercício para isolar os quadríceps após ter realizado outros exercícios compostos mais pesados, como o agachamento com barra, prensa de pernas e agachamento hack em máquina.

Este exercício também é uma excelente opção para quem não tem acesso á máquina extensora de quadríceps e que ainda assim pretende trabalhar os quadríceps de forma mais isolada.

E também para quem não tem um suporte de agachamento e quer realizar algum tipo de agachamento, já que pode realizar o movimento com a barra sempre muito próxima do chão.

Bons treinos! : )

Referência: Target Bodybuilding de Per A. Tesch

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.