Como aliviar a acne

Alguns indivíduos afirmam que desenvolvem acne quando começam a praticar musculação. E perguntam muitas vezes se o aumento de testosterona provocado pela musculação causa acne. Esta questão merece um artigo.

Porque razão desenvolve acne?

Quando o óleo em conjunto com a pele morta tapa os seus folículos, certas bactérias anaeróbicas multiplicam-se. Depois desenvolve pontos negros ou espinhas. Os poros podem-se romper, inflamando os tecidos circundantes. Há várias factores que podem causar excesso de produção de óleo na pele:

  • Mudanças hormonais. Puberdade, stress, menstruação, pílulas e sim, o treino de musculação pode aumentar a produção de óleo.
  • Drogas. Corticosteróides e androgénios. Mas também esteróides anabólicos. Veja as costas de algum utilizador de esteróides: é muito provável que encontre acne.
  • Cosméticos. Hipoalergénico não significa nada. Os produtos que afirmam limpar a sua pele muitas das vezes agravam ainda mais o problema.
  • Dieta. Leite, queijo, whey, farináceos, lulas, chocolate, açucares, doces, refrigerantes, especiarias e alimentos fritos, …
  • Digestão. Se o seu sistema digestivo não conseguir eliminar as toxinas, a sua pele será forçada a fazer o trabalho. Os sintomas habituais são a obstipação ou diarreia.

O treino de musculação e a acne. Se desenvolveu acne desde que começou a treinar musculação, a causa é normalmente uma das seguintes:

Alterações hormonais. O treino de musculação aumenta os seus níveis de testosterona. Isso pode causar um aumento da produção de óleo na pele, despoletando assim a acne.

Mudanças na dieta. A whey, queijo, leite, aveia, pães,… são presença habitual na dieta dos atletas de musculação. Começar a ingerir, ou aumentar a ingestão destes alimentos, também pode causar acne.

Como aliviar a acne.

Existe claramente uma relação entre o treino de musculação e a acne. Não pode fazer muito em relação a isso. No entanto pode controlar a acne melhorando a sua dieta, digestão e muito mais. Aqui tem algumas ideias:

  • Alimente-se de forma saudável. Não coma nada que não tenha sido você mesmo a preparar ou que venha numa embalagem. Compre alimentos não processados e prepare-os você mesmo.
  • Beba água. 4 litros por dia. São 2 copos entre cada refeição, assumindo que faz 6 refeições por dia. Isto irá ajudar o sistema digestivo.
  • Ingira fibras. Verduras, frutas, cereais integrais, sementes de linho, … Precisa de 25 gramas de fibra por dia, para manter um sistema digestivo saudável.
  • Evite o stress. Já obtêm stress suficiente do seu treino de musculação. Tente eliminar o stress das restantes partes da sua vida. Repare os problemas em vez de os carregar e preocupar-se com eles.
  • Tome zinco. O zinco é o nutriente mais importante para a pele. Mas a grande maioria da população sofre de deficiência de zinco. Tome-o em forma de suplemento, pelo menos 30 mgs por dia.
  • Coma peixe. O peixe reduz a inflamação, inclusive a inflação da pele. Coma peixes gordos como as sardinhas, bacalhau, mackerel, … Ou tome um suplemento de óleo de peixe.
  • Deixe de usar cosméticos. De qualquer forma, a maioria não irá ajudar em nada. Procure tratamentos de pele naturais. O óleo de jojoba natural ou extracto de chá branco podem ajudar.
  • Apare melhor a barba. Mude para o barbear molhado utilizando produtos como o musgo real. Ou corte durante algum tempo, ou deixe crescer a barba.
  • Bronze. A exposição solar, elimina várias problemas de pele. O sol é vida, obtenha alguma exposição solar. Não se queime, apenas bronzeie-se um pouco.
  • Medicação. Accutane, Benzoyl peroxide, erytromycin, … Eles podem eliminar a acne, mas também podem causar efeitos secundários. Os medicamentos irão causar stress ao seu fígado. Para a maioria das pessoas, melhorar a dieta, só por si, irá resolver o problema da acne.

Pense nisto…

Há 100 anos atrás, não existia o tipo de acne que vemos hoje em dia. O culpado está no aumento do consumo de alimentos processados. Trate a causa, não os sintomas. Melhore a sua dieta antes de recorrer às drogas.

Limpe a sua dieta. Remova tudo o que lhe possa causar alergias: Lacticinios, aveia, pães, lulas, nozes, ovos, soja, … Reintroduza os alimentos 1 a 1 após 2 semanas. Esta dieta de limpeza é adaptada de “Healing Skin Disorders

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram