Combinação de selénio e NAC aumenta os níveis de testosterona

Um cocktail que contem doses elevadas de selénio e do aminoácido N-acetil-cisteína, aumenta a produção de esperma e do nível de testosterona.

Investigadores da Universidade Shahid Beheshti no Irão, descobriram isto após realizarem uma experiência com quase 500 homens. Mas ainda não sabemos quão relevante serão estes resultados para os atletas do mundo ocidental.

Os homens estavam a sofrer de problemas de fertilidade. Os médicos já tinham determinado que tinham uma contagem baixa de esperma ou que tinham esperma de baixa qualidade.

Os homens receberam um suplemento para tomar diariamente durante seis meses: 26 semanas. O grupo placebo recebeu um comprimido inerte, o grupo do Se (selénio) ingeriu uma dose diária de 200 microgramas de selénio, e o grupo NAC ingeriu 600 miligramas de N-acetil-cisteína por dia. O grupo Se+NAC tomou ambos os suplementos.

Os suplementos proporcionaram um efeito positivo na quantidade de esperma, mobilidade e número de células de esperma. O último efeito pode ser observado no gráfico abaixo.

Tabela 1

Os suplementos também diminuíram o número de células anormais de esperma. A magnitude dos efeitos foi aproximadamente o mesmo: Os gráficos são quase idênticos.

Os investigadores também notaram um efeito no nível de testosterona. Após tomarem os suplementos durante seis meses, o grupo do placebo teve um nível de testosterona de 17.4 nanomols por litro. Nos grupos Se e NAC, o nível subiu para 20.1 nanomols por litro, e no grupo Se+NAC o nível foi de 20.9 nanomols por litro. Veja o gráfico abaixo.

Tabela 2

Por outro lado, os níveis de FSH e LH desceram. Aparentemente, as glândulas pituitárias dos homens, reagiram ao aumento do nível de testosterona, tornando-se menos activas.

Os investigadores pensam que os suplementos podem ter um efeito antioxidante nos testículos. O selénio é necessário para detoxificar a glutationa peroxidase. Esta é uma enzima que elimina os efeitos negativos dos peróxidos. O NAC é um precursor da enzima detoxificante glutationa.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.