Coma os seus vegetais para ganhar mais massa muscular

Os praticantes de musculação, culturistas, powerlifters e outros atletas de força poderão ser capaz de desenvolver mais massa muscular se ingerirem uma porção de vegetais do tipo couve todos os dias.

As Brassicas tais como a couve-flor, brócolos e couve, contêm o composto sulforafano, e os cientistas moleculares da Universidade de Bona, descobriram que este desativa a miostatina, o inibidor de crescimento das células satélites – e, portanto, também podem ter um efeito anabólico. Os resultados do estudo foram publicados em Epigenetics.

 

Não é a primeira vez que se fala de uma possível relação entre o sulforafano e os músculos. No passado, investigadores italianos descobriram que o sulforafano melhorou as probabilidades de sobrevivência de um tipo de célula-tronco, que é capaz de se desenvolver em células musculares.

Os resultados italianos foram inesperados. E desde então, os nutricionistas têm vindo a estar de olho no sulforafano, mas têm estado a concentrar-se num efeito de saúde diferente: a sua capacidade de aumentar a desintoxicação e no seu possível efeito anti-cancerígeno.

Bem, os investigadores em Bonn realizaram experiências com células-satélite retiradas dos músculos de porcos. As células dos porcos têm uma semelhança notável com as células humanas. As células-satélite podem ser encontradas no tecido muscular e transformam-se em células musculares adultas após receberem os estímulos certos.

Os investigadores expuseram as células-satélite de porco ao sulforafano [SFN] em tubos de ensaio, usando concentrações de 5, 10 e 15 micromoles, e observou-se que a dose mais baixa [SFN 5] aumentou a vitalidade das células e reduziu a síntese de proteínas suicidas tais como a caspase-3 e -9.

Isso é interessante, porque em células cancerígenas o sulforafano tem um efeito completamente oposto: o sulforafano reduz imenso a vitalidade nas células cancerígenas e ativa o mecanismo de suicídio.

Coma os seus vegetais para ganhar mais massa muscular Coma os seus vegetais para ganhar mais massa muscularTal como pode ver acima, o sulforafano reduziu de forma dramática a produção de miostatina [MSTN] nas células satélites. Os investigadores não conseguiram explicar porque motivo é que isso aconteceu.

Eles verificaram se o sulforafano potenciou a síntese de folistatina [FST], uma proteína que pode desativar a miostatina, mas este não foi o caso.

Os investigadores têm grandes expectativas acerca do efeito de fortalecimento muscular do sulforafano e escreveram:

Se os seus efeitos forem verificados e aplicados em modelos in vivo, o sulforafano pode ter benefícios terapêuticos no tratamento de desordens músculo-esquelético humanas e valor prático na produção de carne.

As melhores fontes naturais de sulforafano são brócolos e couve-de-bruxelas. O repolho enlatado e a couve preparada em embalagens de plástico não contêm muito sulforafano.

As pessoas que queiram começar já a experimentar o sulforafano podem usar suplementos naturais.

Estritamente falando os vegetais tipo repolho não contêm sulforafano, mas contém glucorafanina. Cortar, mastigar e digerir vegetais tipo repolho converte a glucorafarina em sulforafano.

Referência!

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.