Cinto de levantamento de peso: usar ou não usar

Precisamos de um cinto de levantamento de peso (suporte lombar)?

O “senso comum” presente nos ginásios, indica-nos que o uso de um cinto de suporte lombar aumenta a segurança da parte inferior das costas.

E também indica que os cintos de suporte lombar aumentam a pressão abdominal, o que lhe permite levantar mais peso. Vamos ver se isso é verdade.

Stuart McGill autor dos livros “Ultimate Back Fitness and Performance” e “Low Back Disorders“. Stuart McGill é uma autoridade na área da saúde dos lombares. Ele disponibiliza vários artigos no seu site para aqueles que ainda não adquiriram os seus livros.

Um desses artigos discute o uso dos cintos de suporte lombar. Foi adaptado a partir do capítulo sobre cintos de levantamento de peso em “Ultimate Back Fitness and Performance” . Clique aqui para efectuar um download grátis do pdf. Visualize o ficheiro com um leitor de pdfs como o Acrobat Reader.

Precisamos de um cinto de suporte lombar?

Se não está com tempo ou vontade de ler o pdf todo, aqui estão alguns dos pontos-chave da investigação de Stuart McGill.

  • Se nunca se lesionou nas costas, o uso de um cinto de suporte lombar não lhe irá proporcionar mais segurança.
  • Se lesionar-se enquanto estiver a usar um cinto, a lesão será mais grave.
  • Para tirar o máximo proveito dos cintos de suporte lombar, tem de efectuar os movimentos com uma má técnica.
  • Se quiser levantar mais alguns quilos, use um cinto de suporte lombar.

Por que razão nunca recomendo os cintos de levantamento de peso.

Um indivíduo inscreve-se num ginásio. Faz curls de bíceps tal como os outros atletas. Fica mais forte. Hiper-estende as costas a cada repetição para ficar ainda mais forte. E por causa disso sofre dores lombares.

Devido a uma recomendação do pessoal do ginásio, começa a usar um cinto de suporte lombar. Deixa de sofrer dores. Volta a fazer curls de bíceps, mas ainda a hiper-estender as costas. As dores regressam, mas ainda mais intensas. O médico diagnostica-lhe uma hérnia. O treino de musculação volta a sofrer uma má reputação.

Foram os curls de bíceps, mas poderia ter sido o agachamento ou o peso morto. Se não estiver a realizar os movimentos com a forma correcta, você irá lesionar-se. É por isso que eu não recomendo cintos: porque transmitem uma falsa sensação de segurança. E de acordo com McGill, as lesões tornam-se mais graves.

Seleccionado o seu cinto de levantamento de pesos.

Irá precisar de um cinturão lastrado para realizar as elevações de tronco/fundos. Eu uso um cinto de couro com uma corrente/pinça para prender o peso. O cinto para fundos da Ironmind suporta até 450 kgs (também funciona bem nas elevações de tronco).

Eu nunca uso um cinto de levantamento de pesos no agachamento, peso morto ou presses. A minha parte inferior das costas está impecável. A utilização de um cinto interfere com a minha técnica. Mas se eu decidisse competir, então seria capaz de treinar mais com um cinto para me ir habituando a isso.

Autor: Mehdi 

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário