Chã inibe a ingestão de mercúrio derivado do peixe

O peixe é saudável, e ao mesmo tempo, é potencialmente prejudicial. O peixe é uma fonte de ácidos gordos ómega-3, selénio e taurina. Tudo isso é saudável.

Mas, devido à forma displicente como tratamos o planeta, o peixe tornou-se também uma fonte de mercúrio e outros metais pesados. O que não é nada saudável.

Portanto, você deve comer peixe ou não? Pesquisadores da Universidade Purdue, parecem ter desenvolvido uma boa solução: comer peixe em combinação com beber uma chávena de chá. Desta forma, o seu corpo irá absorver o mercúrio do peixe.

Mesmo pequenas quantidades de mercúrio são prejudiciais para o coração e vasos sanguíneos. O peixe em si é bom para o coração, pois contém proteínas ricas em taurina e ácidos gordos. Mas alguns estudos têm mostrado que, devido à contaminação por mercúrio, o peixe nem sempre tem efeitos positivos sobre o sistema cardiovascular.

Os pesquisadores queriam saber se essa situação poderia ser resolvida pela ingestão de peixe em combinação com fibras de plantas ou de polifenóis. Sabe-se que inibem a absorção de metais pesados como o cádmio pelo organismo.

Em Química Alimentar os pesquisadores descrevem experiências que eles fizeram em que digeriram cavala poluída – 1 ppm de mercúrio – num sistema digestivo artificial, completo com todas as enzimas e fluídos que se encontram no sistema digestivo humano. Em seguida, eles mediram a quantidade do mercúrio é convertido para uma forma que as células do intestino podem absorver.

Os resultados produziram a figura abaixo, que nos diz que a proteína de soja inibe a conversão de mercúrio para uma forma absorvível. A linha mostra a quantidade de mercúrio, as barras indicam a quantidade de mercúrio absorvíveis.

Tabela 1

É claro que um sistema como este é apenas uma aproximação da realidade. E os pesquisadores estão conscientes disso.

E na conclusão escreveram:

São necessários mais estudos, combinando um modelo de células intestinais humanas com os testes em sistema “in vivo”.

Quando os pesquisadores escrevem algo como isto, isso normalmente significa que eles já fizeram a pesquisa. Muitas vezes, eles até já a enviaram para um jornal. E esse é o caso aqui.

Os resultados da pesquisa já foram publicados na forma de um cartaz sobre o site Fish4Health. [Link] Os pesquisadores acrescentaram as células do intestino humano ao seu sistema e, em seguida, verificaram a quantidade de mercúrio que absorveram.

Os resultados mostram que o chá preto é o melhor inibidor de mercúrio. O chá verde aparece em segundo lugar.

Tabela 2

O farelo de trigo funcionou de razoável, o farelo de aveia funciona um pouco e o suplemento de fibra psyllium não funciona de todo.

Tabela 3

Então se quiser ter a certeza absoluta de que o seu peixe não o irá contaminar com mercúrio, certifique-se de que o acompanha com uma chávena de chá preto.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram