proteína caseína

Caseína para perder peso

Anda à procura de um aliado para ajudar a maximizar a perda de gordura / peso ao mesmo tempo que ajuda a reter ao máximo a massa muscular? Não precisa de procurar mais, temos a substância que procura.

O que é a caseína?

A caseína é uma proteína normalmente encontrada no leite de mamíferos, constituindo cerca de 80% das proteínas do leite de vaca e entre 20% e 45% das proteínas do leite humano.

Uma propriedade atraente da molécula de caseína é a sua capacidade para formar um gel ou coágulo no estômago, o que faz com que seja muito eficiente no fornecimento de nutriente. O coágulo é capaz de proporcionar uma libertação sustida lenta de aminoácidos para a corrente sanguínea, por vezes, com duração de várias horas.

Isto proporciona uma melhor retenção e uso de azoto pelo corpo. A concentração de IGF-1 em ratos que receberam uma dieta de caseína foi maior do que em ratos que receberam uma dieta de proteína de soja ou livre de proteína.

Devido às suas propriedades de digestão lenta, a caseína é amplamente utilizada nas refeições e antes de dormir para ajudar a manter a massa muscular dos praticantes de musculação, de forma a manterem-se num estado de equilíbrio anabólico .

Em 2000, cientistas americanos realizaram um estudo posteriormente publicado em Annals of Nutrition & Metabolism, em que foram comparadas três tipos de dietas:

  • Dieta hipocalórica, que assegurou 80% das necessidades calóricas
  • Dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando caseína.
  • Dieta hipocalórica, mais treino de musculação, com uma ingestão elevada de proteína (1.5 g/kg/dia) usando soro de leite (proteína whey).

Este estudo teve a duração de 12 semanas, no final das quais a perda de peso nos três grupos foi de aproximadamente 2.5 kg

Agora vamos aos resultados

  • O grupo que seguiu apenas dieta hipocalórica, reduziu a percentagem de gordura corporal de 27 para 25%.
  • O grupo da caseína, reduziu a sua percentagem de gordura corporal de 26 para 18%. E a sua percentagem de massa corporal magra aumentou 4 kg.
  • O grupo da proteína whey, reduziu a sua percentagem de gordura corporal de 27 para 23%. E a sua percentagem de massa corporal magra aumentou 2 kg.
laticínios como queijos e iogurtes
A caseína está presente no leite e em laticínios como queijos e iogurtes.

Para além do grupo da caseína ter tido uma maior perda de massa gorda, e o maior aumento de massa corporal magra, também teve os maiores aumentos de força.

Os aumentos médios de força para o peitoral, ombros e pernas foram de 59% para o grupo da caseína e de 29% para o grupo da proteína whey.

Os investigadores afirmaram:

Esta diferença significativa da força e da composição corporal ocorreu provavelmente devido aos efeitos de retenção de nitrogénio e aos efeitos anti-catabólicos gerais causados pelos componentes da caseína.

Como pode ver, a caseína pode ser uma ajuda preciosa nas dietas para perda de peso, mantendo o apetite controlado, aumentando a quantidade de proteína presente na dieta e melhorando a composição corporal no decorrer das dietas.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.