Bebida desportiva com BCAAs e arginina estimula a recuperação pós-treino

Se tomar BCAA’s imediatamente antes ou durante sua sessão de treino, eles irão reduzir os danos musculares e aumentar o estímulo anabólico do seu treino. Ok, já todos nós sabíamos isso. Mas os investigadores da Universidade “National Taiwan Sport”estão prestes a publicar um estudo no jornal chinês “Journal of Physiology”que sugere que, atletas de resistência recuperam-se mais rapidamente se ingerirem uma combinação de BCAAs, açúcares e L-arginina, após uma sessão de treino.

Os investigadores tailandeses recrutaram 14 alunos do sexo masculino para correrem duas vezes por semana até ao ponto de exaustão no tapete rolante. Primeiro, eles correram durante 5 minutos a 55 por cento do seu consumo máximo de oxigénio, e depois 30 minutos a 75 por cento, e depois disso a intensidade aumentou um por cento a cada minuto até que os alunos não conseguiam aguentar mais. Os alunos não tinham tomado o pequeno-almoço.

Após a sessão. os voluntários receberam 200 ml de uma bebida desportiva. Numa ocasião, a bebida não continha nada para além de aromas. [PL] E noutra ocasião, os alunos beberam um produto produzido pela Otsuka Pharmaceutical, O Amino Value. Pode ver abaixo a composição da bebida.

Descrição do produto

Antes, durante e após o esforço, os pesquisadores examinaram os seus voluntários. A tabela abaixo mostra que a combinação dos BCAAs, açúcares e L-arginina levou a um aumento dos níveis de glicose e insulina, e a um nível mais elevado da relação testosterona: cortisol. Quanto maior o rácio, mais fortes serão os processos anabólicos no organismo.

Tabela 1

Os taiwaneses pensam que o nível mais elevado de insulina em combinação com mais testosterona/menos cortisol, leva a uma recuperação mais rápida dos músculos dos atletas.

É uma pena que os pesquisadores não tenham verificado os efeitos de um bom pequeno-almoço com bastante proteína carboidratos. Será que a bebida desportiva tem o mesmo efeito depois de um bom pequeno-almoço? E o que aconteceria se você deixasse de fora os açúcares, e só incluíssemos os BCAAs e a arginina? Será que também iríamos estimular os processos anabólicos? O estudo não responde a essas perguntas.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.