Beber mais água ajuda a perder peso?

A ideia ou a recomendação de aumentar a ingestão de água para perder peso já é bastante antiga, mas será válida? Será que beber mais água ajuda realmente a perder peso?

No passado, esta sugestão não tinha qualquer tipo de suporte científico, mas acontece que por vezes, as dicas que surgem em revistas e que as pessoas transmitem entre si podem realmente funcionar, e este parece ser um desses casos.

Num estudo realizado recentemente, os investigadores recrutaram 50 mulheres jovens, com idades entre os 19 e 30 anos, e com um peso médio de 65.86 (Índice de Massa Corporal de 26.7).

As voluntárias foram aconselhadas a aumentar a sua ingestão habitual de água em 1.5 litros. De forma a conseguirem isso, as voluntárias ingeriram 500 mL de água 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar.

O mais impressionante aqui é que as mulheres tinham um peso considerado normal; pesavam cerca de 59 kg e ainda assim conseguiram perder 1,27 kg em 8 semanas.

Este valor é bastante significativo, tendo em conta que a única coisa que tiveram de fazer para conseguirem isso, foi beber meio litro de água antes de cada refeição.

Neste estudo ficou realmente comprovado que a ingestão de uma quantidade significativa de água antes das refeições diminui a sensação de apetite às refeições e muito provavelmente a quantidade de comida ingerida em cada uma delas.beber agua perder gordura

Os investigadores também realizaram avaliações da composição corporal com um adipômetro e comprovaram que a percentagem de gordura corporal diminui de forma significativa nas voluntárias, tal como pode ver no gráfico abaixo. Isto parece sugerir que a maior parte do peso perdido foi em forma de gordura e não massa corporal magra.beber agua perder peso

Os investigadores afirmaram:

O nosso estudo estabelece o papel da ingestão de mais 1,5 L de água na redução do peso, redução da gordura corporal, e supressão do apetite em participantes do sexo feminino com excesso de peso.

ConclusãoBeber mais água ajuda a perder peso

Algumas pessoas poderão pensar que o peso que as voluntárias perderam é praticamente insignificante, mas isso não é verdade, especialmente se tivermos em conta que não eram obesas e que não tiveram que seguir uma dieta especial, controlar porções de alimentos, fazer mais exercício ou tomar suplementos termogénicos.

A única coisa que as voluntárias tiveram que fazer, foi passar a beber mais água antes das refeições, e na verdade, qualquer estratégia que possa ajudar as pessoas a sentirem menos fome ou apetite durante as refeições, será uma grande ajuda para aqueles que pretendem perder gordura.

Nota: Embora o aumento da ingestão de água, especialmente antes das refeições, possa ajudar a perder peso, a ingestão de uma quantidade excessiva de água, como 15 litros por dia, pode ser perigoso para a saúde e até mesmo mortal.

Referência!

Fernando Ribeiro

Nutricionista (CP: 4100N) no Moreirense Futebol Clube. É licenciado em nutrição pela FCNAUP, e é também doutorando em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, na mesma faculdade.

Comentários fechados.