Dica rapida #7 – Batatas fritas light

batatas-fritas-lightPara a maioria das pessoas as batatas fritas são um alimento que se deve evitar ou cujo consumo deve ser evitado ou pelo menos moderado.

Isto é especialmente válido para aqueles que procuram alimentar-se de forma saudável e/ou perder peso.

Faz sentido que assim seja pois as batatas fritas, de pacote por exemplo, geralmente têm uma elevada densidade energética, com cerca de 543 kcal por cada 100 gr.

No entanto, é possível degustar e desfrutar deste alimento sem ingerir uma quantidade excessiva de calorias e sem que o sabor se altere em demasia.

Fritadeira sem óleotefal-actifry-fritadeira-sem-oleo

Desde há alguns anos que existem electrodomésticos que permitem cozinhar batatas fritas usando apenas 3% (1 colher de sopa) ou menos, da quantidade de óleo habitualmente usado nas fritadeiras comuns.

Se usar batatas-fritas de pacote (pré-fritas), não precisará de adicionar óleo e estas ficarão cozinhadas em cerca de 20 min.

Caso utiliza batatas frescas, normais, estas demorarão cerca de 40-45 minutos até ficarem fritas e nesse caso recomenda-se a adição de pelo menos ½ colher de óleo ou azeite.

Felizmente para nós, para além de fritar batatas, este electrodoméstico também permite fritar carne e outros alimentos, sendo assim uma boa alternativa para aqueles que gostam de carnes fritas, ficando saborosos mesmo sem a adição de óleo.

A fritadeira sem óleo mais conhecida, a Tefal Actifry tem um custo que ronda os €144, mas também há à venda outras fritadeiras sem óleo mais económicas, tais como:

Valores nutricionais (por 100g)

KcalGorduraCarboidratosProteína
Batata frita tipo chips Industrializada54336,6g51,2g5,6g
Batata inglesa frita26713,1g35,6g5g
Batata inglesa crua64014,7g1,8g
Batata inglesa frita com 1 colher de sobremesa de azeite (4g)*1254g14,7g1,8g

*Valores aproximados
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 4a. edição

Como pode ver, as batatas fritas de pacote, tipo chips, são as que têm mais gordura e mais carboidratos, sendo por isso as que têm maior densidade calórica.

Também verificamos que as batatas fritas cozinhadas pelas fritadeiras sem óleo, com apenas 4g de azeite, têm um valor calórico significativamente mais reduzido em comparação com as batatas fritas normais e poderiam até ser consideradas num regime alimentar “saudável”.

Fernando Ribeiro

Nutricionista no Moreirense Futebol Clube. Licenciado em nutrição pela FCNAUP. Também publica nos blogs nutrasports.net e footballmedicine.net.