As melhores flexões conseguem-se com as mãos próximas

As flexões de tronco, podem muito bem ter sido o primeiro exercício que o ser humano idealizou para tornar o seu corpo mais forte. Os atletas que treinem em casa, podem desenvolver uma quantidade de força surpreendente com este exercício simples.

Para este grupo, uma investigação publicada à 5 anos atrás por fisioterapeutas da “Mayo Clinic”, é sem duvida alguma, bastante interessante. O estudo mostrou que pode obter melhores resultados se colocar as mãos próximas uma da outra no chão.

Os investigadores colocaram 40 voluntários a realizar flexões de tronco depois de lhes terem colocado eléctrodos nos músculos do peito e tríceps. Desta forma, eles puderam medir a actividade desses grupos musculares,

Quanto maior a actividade eléctrica, maior seria a intensidade com que os músculos estavam a ser estimulados. Os cientistas de desporto, utilizam este método quando pretendem determinar qual a variação de determinado exercício que estimula um grupo muscular da forma mais eficiente.

Os voluntários do estudo, colocaram as suas mãos em três posições diferentes: à largura dos ombros (SW) imagem A, largura mais afastada (WB) imagem B, e mãos aproximadas (NB) imagem C.

A posição das mãos influencia a activação dos musculos do tronco

A figura abaixo mostra o total de actividade eléctrica produzida durante a execução das três variantes, nos tríceps e no grande peitoral. Executar as flexões de tronco com as mãos afastadas (imagem B) estimulou menos esses grupos musculares do que as outras variações. A variação que obteve o melhor desempenho, foi as flexões com mãos aproximadas (imagem C).

Tabela 1

A figura acima mostra as médias das medições. Em alguns indivíduos, as diferenças na actividade eléctrica entre as diferentes variações, foi maior. Tal como o sujeito do qual pode ver a actividade do grande peitoral, aqui abaixo.

Tabela 2

Nos manuais populares de treino, pode ler que a variação da flexão ao tronco em que as suas mãos estão muito próximas no chão, é uma forma melhor de treinar os seus tríceps. Isso está correcto. Mas também pode obter o mesmo com o seu peitoral.

Os investigadores concluíram:

Se um indivíduo pretende utilizar as flexões de tronco como forma de forma de fortalecer o grande peitoral e o tríceps braquial, recomendamos que seja utilizada a posição de mãos aproximadas.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram