As gorduras trans naturais proporcionam benefícios para a saúde

As gorduras trans naturais proporcionam benefícios para a saúdeContrariamente à opinião popular, nem todas as gorduras trans são más para a saúde.

A investigadora Flora Wang da Universidade de Alberta, descobriu que uma dieta enriquecida com níveis de ácido trans vacénico (VA) – uma gordura animal natural encontrada em produtos lácteos e carne – pode reduzir os factores de risco associados às doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Os resultados indicaram que esse benefício se deveu em parte à capacidade do VA reduzir a produção de quilomícrons – partículas de gordura e colesterol que se formam no intestino delgado após uma refeição e são processados ​​rapidamente por todo o corpo. O papel dos quilomícrons é cada vez mais visto como um elo crítico em falta na compreensão das condições decorrentes dos distúrbios metabólicos.

Wang, doutorando na University of Alberta Faculty of Agricultural, Life and Environmental Sciences, afirmou:

“Os nossos resultados fornecem mais evidências do importante papel dos quilomícrons em contribuir para factores de risco associados com distúrbios metabólicos. Eles também indicam uma grande oportunidade para a utilização de dietas com níveis aprimorados de VA para ajudar a reduzir esses factores de risco.”

A investigação envolveu dois estudos de alimentação com VA – um de curto prazo (três semanas) e um de longo prazo (16 semanas) – usando modelos de espécies de ratos para a obesidade e a síndrome metabólica.

Os resultados, apresentados recentemente no “International Symposium on Chylomicrons in Disease”, incluiu novas descobertas de que o VA pode ter efeitos directos sobre o intestino. Para além disso, os resultados demonstraram que os principais factores de risco metabólicos foram reduzidos.

Por exemplo, no estudo de longo prazo, o colesterol total foi reduzido em aproximadamente 30 por cento, o colesterol LDL foi reduzido em 25 por cento e os níveis de triglicerídeos e foram reduzidos em mais de 50 por cento.

Wang observou que:

“E porque a VA é a gordura trans natural presente em maiores proporções nos produtos lácteos e carne bovina, com mais de 70 por cento da proporção de conteúdo de gordura trans natural presente nesses produtos, os resultados suportam uma crescente acumulação de dados científicos que indicam que os ácidos gordos trans naturais presentes na gordura animal são diferentes dos ácidos gordos em forma trans criados através de processamento industrial.”

“Como os resultados com a VA ilustram, algumas gorduras trans naturais não são prejudiciais e podem de fato ser muito boas para si.”

Referência!

Deixe uma resposta