Agachamento-caixa quase tão bom como o agachamento clássico

O agachamento clássico estimula os músculos das pernas um pouco melhor do que o agachamento-caixa, a versão em que se senta durante um segundo numa caixa ou banco, na parte mais baixa do movimento.

Mas a diferença entre as duas variações, é pequena, segundo as afirmações dos cientistas de desporto da Universidade do Estado de Appalachian.

No agachamento-caixa, o efeito elástico do movimento é quase completamente eliminado. Os investigadores queriam saber se isso faria alguma diferença para o estímulo dos músculos, por isso, realizaram uma experiência com 8 atletas de força experientes. O peso médio com que o qual os atletas conseguiam realizar uma repetição [a sua 1RM] era de 200 quilos.

Os investigadores colocaram os voluntários a executar uma repetição de agachamento clássico [S] e agachamento-caixa [BS] com 60, 70 e 80% da sua 1RM. Eléctrodos em contacto com as pernas dos voluntários, indicaram a intensidade a que os músculos tiverem de trabalhar. Os investigadores apenas verificaram a parte concêntrica do movimento – em que os atletas subiam a partir da parte mais baixa do movimento.

Tabela 1
Tabela 2

VL = vasto lateral, VM = vasto medial, BF = bíceps femoral, L1 = longíssimo. O L1 vai do cimo até abaixo da sua espinha. Usamo-lo para estabilizar as vértebras lombares. VM e VL são músculos dos quadriceps, e o BF é um dos músculos dos femorais.

A 70 e 80% de 1RM não houve diferenças significativas em termos estatísticos entre as duas versões do agachamento.

Os investigadores concluíram:

O treino com agachamento clássico ou agachamento-caixa, proporcionam, provavelmente um aumento similar de força. A remoção da parte elástica provocada pelo estiramento na porção mais baixa do agachamento, através da execução do agachamento-caixa, pode ser útil para os atletas que participam em desporto onde realizam apenas movimentos concêntricos.

Mas, para a maioria dos desportos, um tipo de agachamento que inclui uma fase de estiramento (fase elástica) pode proporcionar mais benefícios.

Os investigadores não referiram nada em relação ao potencial de lesão que o agachamento-caixa pode causar na espinha dorsal. Existem muitas histórias envolvendo atletas de força que desenvolveram problemas lombares por fazerem agachamentos-caixa.

Mais abaixo, poderá visualizar um vídeo deste movimento…

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.