A vitamina D pode reduzir a gordura corporal

As mulheres que tomem um suplemento de 1000 UI de vitamina D3 por dia, podem perder quase 3 kg de gordura corporal em apenas 12 semanas e ao mesmo tempo ganhar cerca de 2 kg de massa corporal magra.

Nutricionistas da Universidade De Ciências Médicas de Tehran irão publicar em breve um artigo acerca do tema no Nutrition Journal.

Estudos recentes mostraram que a vitamina D (da qual a maioria da população ocidental tem uma deficiência) reduz o crescimento das reservas de gordura.

Uma teoria afirma que o hipotálamo coloca o cérebro a produzir mais da hormona do apetite, o neuropéptido Y, se houver demasiado pouca vitamina D no corpo; outra teoria afirma que a vitamina D inibe o crescimento das células adiposas.

Os animais de laboratório que são colocados numa dieta para engordar, ganham mais massa muscular e menos gordura se receberem vitamina D3 extra.

Estudos realizados em humanos também demonstraram que os voluntários que estão numa dieta para perda de peso, perdem mais gordura corporal quando existe mais vitamina D3 presente nos seus corpos (1). Noutros estudos, a suplementação com vitamina D faz com que as pessoas queimem mais energia após uma refeição (2).

Por isso, em teoria, a suplementação com vitamina D3 poderia conduzir à perda de gordura, e talvez também a um aumento da massa muscular.

No entanto, investigadores noruegueses que administraram 10,000 a 20,000 UI de vitamina D3 por semana a voluntários obesos, não observaram esses efeitos (3). É por isso que estamos interessados no estudo iraniano.

Os voluntários do estudo iraniano foram 72 mulheres com excesso de peso com a idade média de 38 anos e um Índice de Massa Corporal de 30. Estavam menos gordas do que os voluntários do estudo norueguês, em que alguns tinham um IMC de 47.

Durante a experiência, as mulheres iranianas não receberam o suplemento uma vez por semana, mas sim todos os dias. O grupo placebo tomou um suplemento que não continha ingredientes ativos.

Os níveis de vitamina D3 das mulheres aumentaram por quase 40 nanomoles por litro. Nas 12 semanas que a experiência durou, elas perderam 2,7 kg de gordura corporal e ganharam 1.8 kg de massa corporal magra. As mulheres do grupo placebo perderam apenas 0,5 kg de massa adiposa e ganharam 0,4 kg de massa corporal magra.A vitamina D pode reduzir a gordura corporalA vitamina D pode reduzir a gordura corporal

Os investigadores concluíram:

São necessárias mais investigações para comprovar se a vitamina D desempenha um papel na regulação da composição corporal.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.