A Trimethylglicina ajuda-o a realizar mais repetições no agachamento

Um suplemento ao preço da chuva ajuda os atletas de força a obter mais repetições quando executam agachamentos. Cientistas de desporto do “College of New Jersey” que escreveram para o “Journal of the International Society of Sports Nutrition” afirmam que os estudantes conseguem realizar mais repetições ao fazer agachamentos se tomarem uma dose diária de 2.5 gramas do aminoácido trimethylglicina ou betaina.

A trimethylglicina encontra-se no trigo integral e nas lulas. Se a sua dieta contém grandes quantidades desses alimentos, estará a obter 2 gramas por dia de trimethylglicina. Caso contrário, só estará a obter 1 grama deste composto.

A trimethylglicina é um dador de grupos methyl no organismo. O aminoácido ajuda a reduzir os níveis de homocisteína no organismo e estimula a produção de creatina nas células musculares. Também dá grupos methyl a todo o tipo de moléculas.

O efeito da trimethylglicina nos atletas nunca foi devidamente estudado, mas no mundo das corridas de cavalos, a trimethylglicina é um popular suplemento fortalecedor muscular. E se o administrar a porcos, eles desenvolvem mais músculo e menos gordura.

Para além disso, a trimethylglicina é barata: É um subproduto da indústria do açúcar. O aminoácido é encontrado na cana-de-açúcar. O gigante do açúcar Danisco promove este componente para alimentação, suplementos e alimentos funcionais.

Os investigadores deram a 20 estudantes do sexo masculino que praticavam desporto de força de forma recreativa duas bebidas desportivas por dia, em que cada uma continha 1.25 gramas de trimethylglicina.

A um outro grupo semelhante forneceram um placebo. Antes do teste começar [T1], após uma semana [T2] e após 2 semanas [T3] os voluntários tinham de realizar o supino e o agachamento a 75% da sua 1RM. Os investigadores registaram o número de repetições que os voluntários conseguiram realizar.

A figura abaixo mostra que a trimethylglicina não teve efeito na performance do supino.

Tabela 1

Os resultados foram diferentes para o agachamento

Tabela 2

O suplemento tornou a realização do agachamento mais fácil. Os voluntários do estudo conseguiram realizar mais repetições. Este efeito não foi visível na realização do supino.

Os investigadores não sabem porque motivo a trimethylglicina ajuda no agachamento e não no supino, mas especulam que possa ter algo a ver com o facto dos músculos das pernas serem maiores e puderem por isso, absorver mais trimethylglicina.

Ou talvez os voluntários tenham trabalhado mais a parte inferior do tronco mais que a parte superior, e por isso o suplemento tenha tido esse efeito. E também não sabem como funciona o suplemento: não examinaram os músculos para verem por exemplo se o aminoácido aumentou a concentração de creatina.

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.