A perda de peso torna os homens gordos mais masculinos

Os homens gordos são menos masculinos. A gordura extra que transportam altera e feminiza os seus níveis hormonais e reduz os seus níveis de testosterona.

Mas o inverso também é verdade: se os homens gordos perderem peso, os seus níveis de testosterona sobem.

As células adiposas sintetizem a enzima aromatase, e a aromatase converte a testosterona, a hormona sexual masculina, em estradiol, hormona sexual feminina. Quanto mais gordura os homens tiverem, menos testosterona e mais estradiol terão em circulação no corpo.

E dado que o estradiol transmite ao cérebro que existem muitas hormonas esteróides a circular no sangue, o cérebro reage ao nível elevado de estradiol, reduzindo a quantidade de LH e FSH que secreta. A LH e FSH estimulam a produção de testosterona e de espermatozóides nos testículos.

Se os níveis dessas duas hormonas forem baixos, o nível de testosterona diminui ainda mais e a qualidade do esperma também diminui. Alguns estudos sugerem que há uma ligação entre o excesso de peso e a redução da fertilidade e problemas sexuais.

A solução? Perder peso é claro. Mas para ficar realmente convencido, você quer ver um estudo que mostre que homens gordos se tornaram mais masculino depois de perderem peso.

Endocrinologistas dinamarqueses da Aarhus University realizaram uma experiência com 43 homens com idades entre os 20 e 59, com um IMC superior a 33.

Os homens seguiram uma dieta de 14 semanas e um programa de exercícios para perder peso. Antes de iniciar o programa, os investigadores analisaram os níveis hormonais dos homens e a qualidade do esperma. A tabela abaixo mostra que, quanto maior o IMC, piores eram os valores.

Os investigadores repetiram as medições por 27 dos participantes depois de eles terem completado o programa. Na tabela acima sombreamos os efeitos estatisticamente significativos, que mostram que a perda de peso tornou os homens mais férteis e elevou seu nível de testosterona.

Os investigadores escreveram:

“Para concluir este estudo piloto, observou-se que o perfil alterado de androgénios tende a melhorar após a perda de peso e que essa perda de peso pode potencialmente conduzir a uma melhoria da qualidade do sémen.”

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram