A hormona de crescimento funciona?

Será que os suplementos de hormona de crescimento aumentam a massa muscular ou ajudam no culturismo?

Um grande número de atletas e culturistas já foram apanhados a usar a hormona de crescimento. Mas será que isso realmente funciona? E se funciona, existem efeitos secundários?

O que é a hormona de crescimento?

Hormona de crescimento: A hormona do crescimento é uma hormona que é necessária para o crescimento, especialmente durante a adolescência.

Efeitos da Idade: Conforme vamos envelhecendo, os níveis de GH vão-se tornando mais baixos. Um homem de 60 anos de idade irá produzir apenas metade do nível produzido por um rapaz de 20 anos, durante um dia.

 A hormona do crescimento aumenta mesmo a massa muscular?

Quais são alguns dos efeitos da hormona de crescimento na força e massa muscular?

Crianças com deficiência de hormona de crescimento: A hormona de crescimento tem alguns efeitos benéficos claros em crianças que são deficientes em hormona do crescimento.

Condições de perda de massa muscular: Em 1990, a hormona de crescimento foi considerado fármaco mágica para controlar a perda muscular em doenças como a SIDA, sepsis e assim por diante, mas continua sem haver provas científicas dos seus efeitos de desenvolvimento ou manutenção da massa muscular.

Adultos deficientes em hormona de crescimento: Nos adultos deficientes em hormona de crescimento, existe uma diminuição da força e da massa muscular. Mas os estudos (com a duração de menos de um ano) mostraram que não houve aumento da força ou massa muscular com a suplementação com hormona de crescimento. Os estudos de longo prazo, com a duração de mais ou menos 1 ano, mostraram um pequeno aumento da força.

Adultos saudáveis: Em adultos saudáveis, a hormona de crescimento provoca um aumento na massa corporal magra:

Massa corporal magra: a massa corporal magra é composta de osso, músculo e água. Portanto, um aumento no teor de água também irá mostrar um aumento da massa corporal magra. Mas foi comprovado que este aumento da massa magra é composto principalmente por água extracelular e não por fibra muscular real.

Colagénio: A hormona de crescimento também aumenta a massa corporal magra do corpo, aumentando o colagénio nos músculos e tendões. O colagénio encontra-se principalmente no revestimento externo dos músculos (tecido conjuntivo), tendões e pele.

Força: A hormona de crescimento também não mostrou nenhum aumento da força ou potência em adultos saudáveis

A conclusão a retirar daqui é que a hormona do crescimento não funciona para o culturismo, especialmente se for um adulto saudável.

Porque é que os culturistas se suplementam com hormona do crescimento?

Tradição: Há muito tempo que se acredita que a hormona de crescimento é uma hormona anabólica. E a maioria das pessoas desconhecem os estudos científicos recentes.

Outras hormonas: A hormona de crescimento é apenas um das dezenas de suplementos que os culturistas tomam. Por isso, eles não fazem ideia se o aumento da sua massa muscular é devido à hormona do crescimento ou à testosterona. Eles simplesmente acreditam que isso ajuda. E, existe um efeito benéfico quando a hormona de crescimento é combinada com a testosterona.

Gordura corporal: A hormona de crescimento tem alguns efeitos benéficos na gordura corporal e pode, portanto,  ser útil para os culturistas.

Quais são os efeitos secundários dos suplementos de hormona do crescimento?

A suplementação com hormona de crescimente pode gerar sérios problemas de saude. Tais como a síndrome do túnel cárpico, acromegalia, e outros.

A hormona de crescimento pode não ter muitos efeitos benéficos para os culturistas, mas os efeitos secundários da hormona de crescimento são muitos.

Efeitos colaterais agudos: Os efeitos secundários da hormona de crescimento incluem: alfinetes e agulhas, síndrome do túnel carpal e artralgias. Outros efeitos secundários da hormona de crescimento incluem fadiga, sudorese e tonturas.

Efeitos colaterais a longo prazo: Os efeitos colaterais de hormona de crescimento a longo prazo incluem diabetes e problemas do coração

Acromegalia: A acromegalia é uma condição em que o corpo liberta hormona de crescimento em excesso. As pessoas com acromegalia geralmente têm níveis mais elevados de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoartrite e cancro da mama e colorectal. Os culturistas que tomam GH por um longo período de tempo podem ter efeitos secundários similares aos dessas pessoas com acromegalia.

Aplicações práticas

  • Os suplementos de hormona de crescimento não funcionam no sentido de promover o aumento da massa muscular ou da força para o culturismo.
  • Os suplementos de hormona do crescimento também têm alguns efeitos secundários muito graves
  • Caso encerrado.

Referência 1 /Referência 2

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.