A Glucosamina e Condroitina funcionam?

A Glucosamina e Condroitina são os suplementos mais populares para as dores articulares. Mas será que ajudam realmente?

O que é a osteoartrite?

  • Osteoartrite: A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite que pode afectar as mãos, ancas, ombros e joelhos. Na AO, a cartilagem que protege o final dos ossos, desintegra-se e causa dor e inflamação.
Exemplo de uma articulação afectada pela osteoartrite à direita

Porquê usar Glucosamina e Condroitina?

  • Informação básica: A glucosamina e Condroitina estão presentes no seu organismo e são os blocos de construção da sua cartilagem e como tal, acredita-se que podem neutralizar, ou até reverter a perda de cartilagem.
  • Dosagem: Pode vir em combinação com outros suplementos como a condroitina, ou apenas só, na forma de sulfato ou hidrocloride de glucosamina. A dose usual recomendada nas embalagens é de 1500 mg por dia ou 500 mg três vezes por dia.

Porquê estudá-los de novo se já estão a ser usados?

  • Benefícios: Os estudos têm obtido resultados conflituosos. Os estudos que mostraram benefícios, usaram um número reduzido de participantes e têm falhas metodológicas.
  • Sem benefícios: Os grandes estudos em que foram utilizados os métodos certos, não mostraram benefícios, ou benefícios pouco significativos.

Quais foram os pontos procurados nos estudos?

  • Meta-análise: Basicamente, é a combinação dos resultados de um número de estudos realizados sobre um mesmo tema. É uma espécie de estudo de vários estudos. De forma que, 3 estudos com 10, 50, 100 voluntários, torna-se um grande estudo com 160 indivíduos.
  • Alta qualidade: Todos os estudos seleccionados foram realizados de forma metodológica superior, em grande escala e com grupos de controlo, o que não era o caso das análises anteriores. De 58 estudos, apenas 10 (3803 indivíduos) foram seleccionados para a análise baseada nos critérios de inclusão. Cada estudo teve de ter incluído pelo menos 200 pacientes.
  • Resultados: O estudo verificou os níveis de dor e a dimensão do espaço entre as articulações (um espaço menor na articulação significa um aumento da cartilagem).

As experiências compararam o sulfato de condroitina, sulfato de glucosamina, hidrocloride de glucosamina, ou a combinação de dois, com placebo, ou frente a frente. Dai o nome, meta-análise de rede.

Quais foram os resultados do estudo da glucosamina/condroitina?

  • A condroitina, glucosamina e a sua combinação, não proporcionam qualquer efeito benéfico nas dores das articulações ou diminuição do espaço das articulações. Ou, basicamente, não funcionam para efeitos de alívio da dor provocada pela osteoartrite.
  • O suplemento não é prejudicial, de forma que, as pessoas que possivelmente obtenham alguns benefícios, podem continuar a toma-los se tiver dinheiro.
  • Os estudos patrocinados pela industria (marca Rotta) obtiveram melhores resultados a nível de alivio da dor e funcionalidade do que os estudos independentes. Consegue adivinhar porquê?
  • Estes resultados são consistentes com a revisão recente (Cochrane) de 2009 acerca da glucosamina e osteoartrite.

Referência 1 / Referência 2

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário