A Echinacea pode ajudar a desenvolver mais músculo?

Fisiologistas da Universidade da Califórnia estão a realizar investigações acerca de uma nova forma de desenvolver mais massa muscular.

Não é administrando mais aminoácidos ou fatores de crescimento aos músculos, não é com melhores programas de treino – mas sim estimulando o sistema imunitário a desenvolver mais tecido muscular.

Em 2007, os pesquisadores demonstraram que algumas células imunológicas, conhecidas como macrófagos, induzem as células musculares a crescer quando são sujeitas a um esforço intenso.

Os macrófagos são células imunológicas simples. Encontram-se no sangue e nos tecidos, e tornam-se ativas quando detetam coisas que não pertencem ao organismo, tais como bactérias ou vírus. Os macrófagos consumem os invasores e destroem-nos.

Também se sabe que eles desempenham um papel importante no crescimento dos músculos. Após um esforço físico intensivo eles aparecem em grande número nos músculos que foram treinados. E o que é que acontece a seguir? Bem, isso é o que nós não sabemos.

Os investigadores tentaram preencher essa falta de conhecimento, realizando um estudo em animais. Eles pegaram em ratos e impediram-nos de usar uma de suas patas traseiras durante os primeiros 10 dias. Isso é chamado de “descarga” .

E resultado disso, o músculo dos gémeos [sóleo] perde cerca de 40 por cento da sua massa. Em seguida, os pesquisadores deixaram os ratos usar a sua perna de novo.

Os fisiologistas chamam a isso “recarga”. Quando os ratos começaram a utilizar os músculos da perna de novo, não só os músculos cresceram, como também ocorreram processos inflamatórios em que os macrófagos do corpo se acumularam nos músculos da perna.

Metade dos animais utilizados na experiência recebeu anti-F4/80. Esta substância desativa a maior parte dos macrófagos. A outra metade não recebeu nada [controlo].

Os investigadores estudaram as mudanças que ocorreram nos músculos dos ratos durante os primeiros 2-4 dias de recarga.

Os números aqui resumem as conclusões mais importantes:

  • A echinacea pode ajudar a desenvolver mais músculoNo gráfico de cima pode ver que se acumularam mais macrófagos no músculo sóleo dos ratos do grupo de controlo durante a recarga.
  • No segundo gráfico pode ver que o número de fibras musculares danificadas diminuiu no grupo de controlo, mas aumenta no grupo anti-F4/80.
  • E o gráfico a seguir mostra que o número de novas células musculares nos tecidos em regeneração aumentou no grupo de controlo, mas não no grupo dos ratos cujos macrófagos foram desativados.
  • O gráfico na parte inferior mostra os resultados líquidos de todos os efeitos juntos. A fibra muscular cresceu no grupo de controlo, mas não no grupo anti-F4/80.

Os investigadores concluíram:

Estes resultados destacam o potencial valor da segmentação dos macrófagos para modular a  reparação e o crescimento do músculo esquelético.

Hmm. Os extratos de Echinacea purpurea e de unha de gato ativam o sistema imunológico. Será que poderíamos usar essas ervas para ganhar massa muscular de forma mais rápida?

Referência! 

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário