A combinação de BCAAs com taurina protege a massa muscular

Os atletas de musculação e de força que já tomam BCAA´s e que estão à procura de um suplemento que funcione um pouco melhor, poderiam combinar os seus suplementos de BCAA´s com taurina.

Esta foi a conclusão a que chegaram investigadores da Universidade de Tsukuba no Japão.

Muitos estudos mostraram que a suplementação com BCAAs protege a massa muscular da degradação que ocorre durante os treinos intensos com pesos. E como o corpo não tem que reparar a mesma quantidade de fibras musculares, em teoria poderá investir mais tempo e recursos na formação de novo tecido muscular, por isso os BCAA´s poderiam ajudar os atletas de musculação e força a ganhar mais força e massa muscular.

Na realidade não existem estudos que mostrem que os BCAAs aceleram a progressão da força dos atletas. Os investigadores pretendiam saber se os BCAAs iriam funcionar melhor quando combinados com a taurina. Tal como os BCAAs, a taurina também está presente em grandes quantidades no tecido muscular.

A taurina provavelmente protege as células musculares de serem danificadas por moléculas agressivas que são libertadas durante o exercício intenso.

Para testarem a sua teoria, os investigadores organizaram uma experiência em que participaram 36 estudantes do sexo masculino. Todos os grupos treinaram os seus bíceps de uma forma que garantiu a presença de dor pós-treino nos músculos.

Os investigadores dividiram os estudantes em quatro grupos. A um grupo dos grupos administraram um placebo [PLCB] duas semanas antes do treino e quatro dias depois. A um segundo grupo administraram 3.2 gramas de BCAAs três vezes por dia [um total de 9.6 gramas de BCAAs por dia]. Um terceiro grupo recebeu 2 gramas de taurina [TAU] três vezes por dia e um quarto grupo recebeu um total de BCAAs e 6 gramas de taurina [AdTB].

Durante os dias após a sessão de treino de bíceps, os investigadores questionaram os voluntários acerca do nível de dor muscular que sentiam. Como pode ver abaixo, a suplementação com BCAAs diminuiu o nível de dor muscular e a combinação de BCAAs com taurina reduziu ainda mais o nível de dor.A combinação de BCAAs com taurina protege a massa muscular A combinação de BCAAs com taurina protege a massa muscular

Os investigadores mediram a concentração da enzima lactato desidrogenase [LDH] do sangue dos voluntários. A LDH é um indicador de danos muscular – quanto maior for a concentração de LDH no sangue, maior será o nível de danos que os seus músculos sofreram.

Como pode ver acima, os investigadores encontraram níveis significativamente mais reduzidos de LDH no sangue do grupo que tomou BCAAs e taurina.

Nota final: Nem todas as pessoas reagem bem aos suplementos de taurina. Alguns indivíduos experimentam problemas em dormir, e sensações desagradáveis a uma dose muito mais reduzida que a de 6 gramas que os japoneses administraram aos seus voluntários.

Referência!

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.