A cafeína aumenta a força

A cafeína aumenta a força

Procura um suplemento eficiente que lhe proporcione um aumento da força e da resistência? Temos o que procura.

Neste artigo iremos falar acerca das propriedades ergogénicas da cafeína.

A cafeína é um alcaloide que, está naturalmente presente em vários itens alimentares como as folhas de chá, cacao, grãos de café, guaraná e outros.

A cafeína parece ser um antagonista da adenosina e parece agir principalmente por estimulação do sistema nervoso central.

Segundo alguns estudos, para além de aumentar a força e resistência muscular, a cafeína também parece diminuir a perceção de dor durante a prática de exercício. O que pode ser mais uma explicação para os efeitos positivos da cafeína no rendimento desportivo.

Embora alguns poucos estudos não tenham verificado melhorias no desempenho físico com a suplementação com cafeína, esta teve efeitos positivos e bem visíveis na vasta maioria dos estudos realizados.

Provas da eficiência da cafeína

Neste artigo iremos analisar sobretudo um estudo (1) com maior relevância para nós, praticantes de musculação. O propósito deste estudo foi determinar os efeitos da suplementação com cafeína na força e resistência muscular em mulheres com experiência de treino de musculação.

Os investigadores administraram (de uma forma aleatória) a 15 mulheres cafeína (6 mg / kg) ou placebo (PL) com sete dias de intervalo entre as administrações.

Sessenta minutos após a suplementação, os participantes realizaram um teste de repetição máxima (1RM) no supino com barra (barbell bench press) e várias repetições até à falha muscular com 60% de 1RM. As repetições foram realizadas até a falha concêntrica.

Resultados

Os resultados indicam um significativo aumento da força na 1RM (a maior quantidade de peso que é possível levantar numa repetição) com a cafeína, sem grandes diferenças nas repetições com 60% de 1RM.

Na figura abaixo, bench press = exercício supino, 1RM = 1 Repetição Máxima. A maior quantidade de peso que é possível levantar em apenas 1 repetição.

A cafeína aumenta a força
Figura 1: Aumento significativo da 1RM e pouco significativo de 60% da 1RM. (2010 Goldstein et al)

Os investigadores concluíram:

Em conclusão, a maior descoberta deste estudo é que uma dose de 6 mg/kg de cafeína, foi eficiente para aumentar a força em mulheres com experiência de treino de musculação.

De uma forma geral, os resultados deste estudo indicam que uma dose moderada de cafeína pode ser suficiente para aumentar a força muscular em mulheres.

Outros estudos

A cafeína aumenta a força
A ingestão de 6 mg de cafeína por kg de peso corporal, poderá ajudá-lo a ter um maior rendimento no ginásio e na prática de desportos.

Num outro estudo (2) realizado com sprinters experientes, em que estes ingeriram 5 mg de cafeína por kg de peso corporal 1 hora antes dos sprints, a cafeína também proporcionou uma melhoria do desempenho físico.

Na conclusão do estudo, os investigadores afirmaram:

Os resultados do presente estudo mostram que a cafeína tem propriedades ergogénicas com o potencial para beneficiar o desempenho nos desportos de um e múltiplos sprints.

Ainda num outro estudo (3) realizado com remadores de competição, a cafeína proporcionou um aumento do desempenho físico de curta duração.

Os investigadores desse estudo concluíram:

A ingestão de 6 ou 9 mg por kg de peso corporal de cafeína, produz uma melhoria notória do desempenho físico de curta duração num ambiente controlado de laboratório.

Como pode ver, a cafeína pode ser uma ajuda ergogénica potente e eficaz, tanto para os praticantes de musculação como para os atletas amadores e profissionais de várias modalidades desportivas.

Para além disso é também muito barata e de acesso fácil. Que mais se poderia pedir?

Avatar

Siga-nos através das redes sociais.

Comentários fechados.