8 acessórios de treino essenciais

Atualmente existe no mercado uma imensa variedade de acessórios de treino orientados para a prática de musculação ou treinos com pesos e neste artigo iremos tentar indicar quais são os mais úteis ou mais importantes para quem leva os seus treinos a sério.

Antes de continuar a ler, é necessário que saiba que nenhum dos acessórios descritos neste artigo é realmente obrigatório ou essencial para que se possa realizar um treino com pesos; Apenas podem ser úteis para aumentar a eficácia, nível de conforto e possivelmente os resultados dos seus treinos.

Para além disso, existem pessoas que pura e simplesmente não necessitam de nenhum dos acessórios descritos neste artigo e outras que necessitam de apenas alguns. Tudo depende das necessidades individuais e características de cada pessoa.

Aqui tem os acessórios de treino que considero essenciais, por ordem de importância:

Weightlifting hooksWeightlifting hooks

Os weightlifting hooks, também conhecidos por ganchos de levantamento de pesos, são, na minha opinião, o acessório de treino mais desvalorizado pelos praticantes de musculação.

A força de agarre é com frequência o principal fator limitante na realização de exercícios pesados como o levantamento terra, tração na barra fixa, flexão do quadril suspenso em barra fixa,  e outros, e são principalmente as mulheres que têm maiores dificuldades em manter o agarre nesses e noutros movimentos, pelo que este acessório é especialmente útil para elas.

A maioria das pessoas faria melhor em adquirir este acessório ao invés de um par de luvas de treino comuns, pelo menos até conseguirem desenvolver a força de agarre necessária para conseguirem realizar todos os exercícios sem que os antebraços “falhem” antes dos grupos musculares que se pretende treinar.

StrapsStraps

Considero os ganchos de levantamento de pesos um acessório superior aos straps (tiras de treino), pois permitem obter um agarre muito mais forte e duradouro do que os straps, mas há indivíduos que preferem usar straps nos seus levantamentos pesados.

Os straps também são uma boa alternativa para quem não tem acesso aos ganchos ou os considera demasiado desconfortáveis. Se ainda não tem força suficiente nos antebraços para manter um agarre forte ao longo das séries mais pesadas, experimente este acessório de treino.

Cinturão de treinoweightlifting belt

O cinturão de treino ou weightlifting belt pode ser um acessório essencial, especialmente para aqueles que realizam exercícios com cargas muito pesadas, tal como o agachamento clássico, o levantamento terra, encolhimento com barra e vários outros.

Está provado que este acessório aumenta a pressão intra-abdominal, o que por sua vez ajuda a criar um efeito-mola e reduz a carga na zona lombar, diminuindo assim o risco de lesão.

Alguns indivíduos verificam também que o uso do cinturão permite-lhes levantar cargas mais elevadas, isso provavelmente acontece também por este proporcionar uma maior sentimento de segurança. Apenas não caia no erro de usar o cinturão durante todo o seu treino, em todos os exercícios. Use-o apenas quando for realmente necessário.

Hip belt / chin up belthip belt chin up belt

Praticamente todas as pessoas que exercícios como os fundos, tração na barra fixa chegam a um ponto em que se torna necessário adicionar resistência adicional e uma das formas mais fáceis (e também a mais confortável) de conseguir isso é através de um acessório chamado hip belt, chin up belt ou em português “cinturão lastrado“.

Para além disso, este acessório também permite realizar determinados tipos de agachamento como o agachamento com cinturão lastrado (hip belt squat).

Estes tipos de agachamento, para além de serem excelentes para adicionar variedade aos seus treinos de pernas, também são bastante indicados para quem sofre de problemas lombares e não pode sujeitar a zona lombar a cargas muito elevadas como no agachamento clássico e agachamento frontal.

Leitor de mp3música de treino mp3

Já sabemos que as músicas com o número adequado de batidas por minuto pode aumentar o seu rendimento durante os treinos, bem como a disposição psicológica. Pode também diminuir a percepção de cansaço e tudo isso poderá ajudá-lo/a a realizar um treino mais produtivo (1).

Por vezes, esse pequeno extra no rendimento que as músicas certas proporcionam é o suficiente e o necessário para poder continuar a obter aqueles pequenos progressos que tanto procura obter de cada vez que vai ao ginásio.

Ao criar a sua playlist de treino, dê preferência a músicas estimulantes, de preferência com um número de batidas por minuto acima de 100. Caso precise de sugestões, espreite as nossas playlists de músicas.

Micro-pesos magnéticosMicro-pesos magnéticos

A aquisição de micro-pesos pode dar imenso jeito quando os progressos a nível de massa muscular e de força começam a tornar-se cada vez mais lentos. É sabido que a maioria dos ginásios têm máquinas de musculação que só permitem ajustes de 5 em 5 quilos, e muitas vezes um aumento de 5 quilos de uma só vez é simplesmente exagerado.

Os ginásios por vezes também têm halteres com aumentos de 2,5 kg; como exemplo, um conjunto de halteres poderá ter 1 par de halteres de 10 kg, a seguir 12,5 kg, a seguir 15 kg, e por vezes também pode ser demasiado exagerado passar de levantar 10 kg para 12,5 kg, especialmente quando se está a treinar grupos musculares pequenos.

Nesse sentido, os micro-pesos magnéticos são extremamente úteis, pois permitem adicionar pequenas quantidades de peso, tal como 250 gramas, 500 gramas, etc, que por serem magnéticos podem ser adicionados à pilha de pesos de qualquer máquina e também a qualquer tipo de halteres ou barra. Desta forma irá poder continuar a obter pequenos progressos que se irão acumulando ao longo do tempo.Micro-pesos magnéticos platemate

weightlifting shoes

weightlifting shoes ou sapatilhas de halterofilismo

Se realiza com frequência vários exercícios de agachamento como o agachamento clássico e o agachamento frontal, poderá ser boa ideia adquirir um par das sapatilhas mais adequadas para este tipo de levantamentos, são as chamadas sapatilhas de halterofilismo (weightlifting shoes em inglês).

Há no entanto quem prefira recorrer a uma opção mais econômica e use simplesmente um par de sapatilhas como sola rasa do tipo All Star, que também se adequam bem aos exercícios pesados do tipo agachamento e levantamento-terra.

Luvas de treino / esponjasluvas de treino

Não é por acaso que este acessório está no final da nossa lista. Pessoalmente prefiro treinar sem luvas pois verifico que tenho mais força e capacidade de agarre sem elas.

Mas algumas pessoas não conseguem treinar sem luvas ou esponjas para sentem ou precisam de proteger as mãos naquelas séries mais pesadas e agressivas.

Para além disso,  e juntamente com uma toalha de treino, poderão ser úteis no sentido de melhorar a higiene e de ajudar a proteger contra determinadas doenças infeciosas como a gripe e constipações, pois reduzem o contato com os vários equipamentos de treino do ginásio.

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.

Deixe um comentário

Siga-nos por Email
RSS
Instagram