5 Meses de musculação, com e sem whey

5 Meses de musculação, com e sem wheyOs atletas que praticam musculação podem fazer um favor a si mesmos, assegurando-se de que ingerem uma porção de proteína antes e após uma sessão de treino.

Uma investigação demonstrou isso. Fisiologistas da Universidade de Jyvaeskyla na Finlândia realizaram uma experiência com 31 voluntários com cerca de 20 anos, que revela exactamente o que se pode esperar obter a partir dos suplementos de proteína.

Os voluntários nunca tinham treinado com pesos anteriormente, mas para a realização da experiência, foram 2 vezes por semana ao ginásio durante 21 semanas. O grupo de controlo não treinou.

Os restantes voluntários treinaram todos os grandes grupos musculares, com a prensa de pernas, extensão de pernas, flexão de pernas, supino, press militar, puxada na polia alta, curl de bíceps, extensão de tríceps e finalmente, adução e abdução de pernas.

Os voluntários no grupo da proteína [PROT] beberam um batido contendo 15 gramas de whey, imediatamente antes e após o treino, e o grupo de placebo [PLAC] ingeriu, bem, um placebo.

Ao final das 21 semanas, o grupo do placebo ganhou 2.57 kg de massa corporal magra. O grupo da proteína aumentou a massa corporal magra em 3.1 kg. Portanto, a ingestão de um suplemento de apenas 30 gramas de whey, causou um aumento de mais 21% de massa corporal magra.

Tabela 1
Tabela 2 e 3

O esquema de treino que os voluntários seguiram, focou-se nos quadriceps. A figura acima mostra como, de acordo com exames, os grandes músculos quadriceps femoral [QF] e o vasto lateral [VL] aumentaram em resultado do treino e suplementação com proteína whey.

Como interpretar o efeito desta modesta suplementação com proteína, depende do que procura. Se verificar apenas a quantidade de massa muscular limpa extra que pode ganhar com a whey, então os resultados não são assim muito impressionantes.

Mas se olhar para o que pode ganhar com o treino de musculação em combinação com a proteína whey, então a suplementação com proteína pode potenciar consideravelmente a sua progressão.

Referência!

Deixe uma resposta