As 5 melhores multiestações para treinar em casa [Em Portugal]

Caso tenha algum espaço disponível, treinar em casa poderá revelar-se uma opção bastante vantajosa, comparativamente a treinar em ginásios.

Trata-se de um investimento que poderá durar várias décadas e com o qual poderá poupar bastante dinheiro em despesas associadas à frequência de um ginásio, que poderá incluir inscrição (jóia), mensalidades, seguro, despesas de viagens, etc.

Ao dispor de um home-gym, poderá treinar em qualquer altura do dia, todos os dias, inclusive feriados, fins de semana e períodos de férias.

Também poderá manter o seu regime de treino durante períodos excecionais, tais como estados de emergência, confinamentos obrigatórios, nos quais os ginásios e espaços públicos se encontrem encerrados ao público.

Também não irá perder tempo em deslocações, contornando ainda possíveis engarrafamentos e atrasos e, desta forma, também evitará o stress associado às viagens.

Claramente, treinar em casa não é para todos e poderá notar que não tem o mesmo nível de motivação que tinha ao treinar num ginásio comercial. No entanto, poderá minimizar esse efeito recriando um espaço de treino mais similar ao de um ginásio e recrutando um companheiro/a de treino.

Hammer Finnlo 3948 com Leg Press Autark 6800

Hammer-Finnlo 3948

Esta máquina, robusta e durável, é produzida pela empresa alemã Finnlo, e permite realizar uma grande variedade de exercícios.

Este modelo é perfeito para treinos de corpo inteiro, para todos os níveis de intensidade, e também é ideal para praticantes de musculação, graças à variedade de exercícios oferecidos.

O facto de incluir uma estação de polia alta e baixa permite realizar um número significativo de exercícios, inclusive a puxada na polia alta, o remo sentado, o pullover, o curl (rosca) bíceps, a extensão de tríceps, etc.

A sua estrutura também suporta a execução dos exercícios: supino, aberturas (crucifixo), press militar, prensa de pernas, cadeira extensora e cadeira flexora.

Se quer ser capaz de iniciar o seu treino, de forma prática e rápida, sem que sejam necessários grandes preparativos, este peça de equipamento é para si.

  • Dimensões: largura: 200 cm; comprimento: 250 cm; altura: 223 cm.
  • Peso utilizável: 100 kg (20 placas de 5 kg)

Body Solid Bi-Angular Gym

Body Solid Bi-Angular Gym

A Body Solid é uma marca que dispõe de uma boa variedade de equipamentos de musculação do tipo multi-estação, ideais para ginásios caseiros, os quais permitem realizar uma grande variedade de exercícios, com cargas elevadas, sem a necessidade de grandes espaços.

O Body Solid Bi-Angular Gym é um equipamento robusto, construído com materiais de elevada qualidade, e a sua estrutura inclui:

  • Uma estação de treino de pernas, com suporte para os exercícios cadeira extensora e cadeira flexora.
  • Uma polia alta, que permite realizar os exercícios puxada alta, extensões de triceps, e Ab crunch.
  • Polia baixa, que permite executar o remo sentado, remo inclinado, o curl (rosca) bíceps, o glute kickback, elevações frontais, remada alta, encolhimentos de ombros e vários outros.
  • Suporte para os exercícios supino horizontal (Chest press), crucifixo/aberturas (Pec fly), e press militar.

Infelizmente este equipamento não possui prensa de pernas (leg press). Uma alternativa, para realizar exercícios mais pesados de pernas, poderia passar pela aquisição de um par de halteres ajustáveis, que permitiriam realizar exercícios como afundos, peso morto a pernas retas (romanian deadlift), etc.

  • Dimensões: largura: 188 cm; comprimento: 251 cm; altura: 212 cm.
  • Peso utilizável: 2 torres com 95 kg cada.

Finnlo 3841- Bio Force Extreme Sport

Aqui temos mais um equipamento que lhe poderá proporcionar todos os benefícios do treino de musculação, no conforto do seu ginásio caseiro.

O Finnlo 3841 distingue-se claramente da maioria das multiestações de treino pela forma distinta de gerar resistência. Em vez de uma pilha de placas de peso, usa uma barra de torção, para gerar um total de 125 kg de resistência. Para ajustar o grau de resistência, basta movimentar um suporte ao longo da barra de torção.

Dispondo de um sistema de polias bastante completo e versátil, este equipamento permite executar uma grande variedade de exercícios, inclusive os exercícios cadeira extensora e flexora em pé.

O suporte horizontal do banco, que tipicamente será usado para realizar os exercícios supino e crucifixo, é removível, o que facilita a execução de um número significativo de outros exercícios, sendo até possível realizar o exercício agachamento.

Este modelo é o de menor dimensão, o mais compacto e o mais leve desta lista, com um peso total de apenas 75,8 kg. É, portanto, o mais apropriado para aqueles que dispõem de pouco espaço livre em casa.

  • Dimensões: largura: 135 cm; comprimento: 170 cm; altura: 208 cm.
  • Peso utilizável: 125 kg

Klarfit Ultimate Gym 9000

Klarfit Ultimate Gym 9000

A Klarfit é outra empresa alemã que produz equipamentos de fitness e este modelo, do tipo multi-estação, possui uma armação tubular robusta e de aço de alta qualidade, e apresenta-se como uma excelente opção em termos de qualidade-preço.

Esta multi-estação suporta a execução dos exercícios supino, peck deck, puxada alta, cadeira extensora, flexora em pé. Inclui ainda um sistema de polia alta e baixa, o que permite executar uma grande variedade de exercícios, inclusive o remo sentado e muitos outros.

Este conjunto tem a particularidade de incluir um suporte para fundos, um banco Scott, uma máquina step e um banco declinado que também permite realizar exercícios de abdominais.

  • Dimensões: largura: 209,6 cm; comprimento: 180,7 cm; altura: 203,5 cm.
  • Peso utilizável: 100 kg

Jaula de Potência TecTake

Power Rack TecTake

Esta jaula de potência (power rack) é a opção adequada para os mais puristas, que preferem treinar e realizar exercícios com pesos livres, mais precisamente com barras, com cargas pesadas, tais como o supino, levantamento terra (deadlift), remao inclinado, press militar, agachamento e outros.

Este equipamento, de construção robusta e sólida, também permite executar alguns exercícios calisténicos, pois inclui um suporte para executar elevações na barra e também um suporte para fundos.

Também inclui, de origem, um sistema de polia alta/baixa, o que permite ampliar enormemente o número de exercícios que é possível realizar com este conjunto.

  • Dimensões: largura: 136 cm; comprimento: 142,5 cm; altura: 215 cm.
  • Peso utilizável: Este equipamento não inclui peso.

Note que, para dispor de um ginásio caseiro mais “completo”, o ideal será combinar esta multi-estação com um banco ajustável com acessório para os exercícios cadeira extensora e flexora em pé; um par de halteres ajustáveis, uma barra olímpica, pesos para a barra olímpica e um pavimento de goma espuma.

A combinação desta power rack, com os restantes equipamentos já descritos, será a opção mais adequada para os praticantes de musculação capazes de levantar cargas mais pesadas e irá, muito provavelmente, satisfazer todas as suas necessidades de treino.

*Este artigo contém links de afiliado e o proprietário deste site poderá receber comissões de venda dos artigos aqui mencionados.

Avatar

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.