4 hábitos que podem prolongar a sua vida em 14 anos

 

Hoje em dia sabe-se que a forma como nos comportamos e como tratamos o nosso corpo ao longo da vida, pode ter um grande efeito, não só na nossa longevidade como também na qualidade dos anos que vivemos.

Dito isto, se você moderar a sua ingestão de álcool, praticar exercício físico todos os dias, ingerir cinco porções de fruta e vegetais e se não fumar, irá viver aproximadamente mais 14 anos do que se não fizer essas 4 coisas.

Esta foi a conclusão a que chegaram epidemiologistas da Universidade de Cambridge num artigo que eles publicaram em PLoS Medicine.

Aqui, os investigadores deram aos seus voluntários pontos para os seus estilos de vida. Quanto mais saudáveis os hábitos, mais pontos recebiam.

Os investigadores só analisaram 4 elementos: consumo moderado de álcool, não fumar, atividade física regular e a concentração de vitamina C no sangue. Se esta vitamina excedesse os 50 nanomoles por litro, eles assumiram que o voluntário estava a ingerir cinco porções de fruta e de vegetais por dia, embora também pudessem estar a ingerir suplementos de vitamina C.

Quanto maior foi o número de pontos de saúde que os voluntários receberam, maiores eram as suas hipóteses de sobreviver os 11 anos de duração do estudo.longevidade

A figura acima mostra o efeito da quantidade de hábitos saudáveis na morte por doenças cardiovasculares, cancro e na categoria “outros fatores”. Os investigadores colocaram a probabilidade de mortalidade no grupo com 4 estilos de vida no número 1.

Os fatores de estilo de vida que os investigadores registaram são bastante normais. Já todos nós sabemos que fumar prejudica a saúde e que os vegetais são saudáveis. No entanto, os investigadores estão surpreendidos com o nível do impacto acumulativo destes 4 fatores.

Os investigadores afirmaram:

Embora relativamente modesto e atingível, o seu impacto combinado foi associado a uma diferença estimada de 4 pontos no risco de mortalidade, equivalente a 14 anos na idade cronológica.

Para além desses hábitos saudáveis, arrisco-me a incluir aqui outros comportamentos a que você pode tentar aderir para adicionar mais anos de qualidade à sua vida, tais como dormir pelo menos 7 horas por noite, sem interrupções, evitar o stress, o isolamento social, os comportamentos sexuais de risco, conduzir a velocidades excessivas, etc .

Referência!

Prática de musculação baseada em evidência científica. Siga-nos através das redes sociais.